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Híbridos e elétricos: porque não?

Híbridos e Elétricos: Porque não?

Por CarAcademy

A adoção de veículos híbridos e elétricos.

Através de Regulamentação específica, a UE pretende limitar, progressivamente, as emissões poluentes provenientes dos veículos a motor, obrigando à utilização de sistemas de despoluição cada vez mais complexos e propensos a falhas de operacionalidade. Assim, são exemplos destes sistemas, os catalisadores de oxidação, os filtros de partículas e mais recentemente a redução catalítica através do agente AdBlue, entre outros.

2021 – Meta de Emissão

Para 2021, a meta de emissão de dióxido de carbono (principal contribuinte para o aquecimento global) é de 95 g/km. Este é o equivalente a dizer que, no máximo, um motor a gasolina deve consumir 4.1 l/100km, e um motor a diesel não deve passar dos 3.6 l/100km. De referir que em 2015, a média de emissão de CO2 era de 118 g/km. Associada a esta redução de 20% nas emissões acresce o fato dos modelos passarem a ser homologados segundo o novo teste Worldwide Vehicle Test Procedure, o que só por si deverá fazer ‘disparar’ os consumos em cerca de 10%.

Eletrificação como solução

No que diz respeito à solução encontrada pelos fabricantes, a mesma passa pela eletrificação dos seus modelos, total ou parcial, dando origem a veículos com consumos e emissões poluentes significativamente mais baixos (Híbridos e Elétricos). 

Neste capítulo dos consumos, há que clarificar um aspeto importante: para tirar o melhor proveito destes veículos, o utilizador deverá “reaprender” a conduzir, adaptando o seu estilo de condução. Assim, um utilizador que transite de um veículo a combustão para um EV (Veículo Elétrico) ou VHE (Veículo Híbrido Elétrico) necessita perceber que o compromisso consumo/prestações está ao alcance do seu pé direito, doseando o acelerador adequadamente, e aproveitando todos os momentos em que a energia cinética será o principal aliado na carga das baterias (desacelerações, travagens, descidas, etc).
Paralelamente, precisa ainda perceber que extrair toda a potência e binário da máquina elétrica tem um preço: kilowatts hora.

E quanto aos custos de utilização? Com o atual orçamento de Estado, os EV estão isentos de ISV e IUC. Para empresas, adicionalmente, o IVA é dedutível até um máximo de 11 600€, está isento de tributação autónoma, e consegue deduzir todo o IVA suportado com carregamentos nas suas instalações. Caso o incentivo de 2018 e 2019 se mantenha, os primeiros mil veículos de cada ano garantem ainda um desconto de 2 250€. Quanto aos Híbridos Plug-In, beneficiam de redução de ISV e IUC por via do baixo consumo. Para empresas permitem dedução do IVA até 9 350€ e redução na taxa de tributação autónoma. 

É verdade que estes veículos são mais caros que um equivalente com motor de combustão. Desta forma, deixo-lhe um desafio: ao fim de dez anos, quais os custos (de posse e utilização) de um veículo com motor de combustão? E de veículos híbridos e elétricos?

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