fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Autocarro elétrico para o ‘novo normal’ pós-pandemia

No passado dia 17 de Junho, a Arrival revelou as primeiras imagens do seu autocarro elétrico, desenvolvido para ser, de acordo com a marca britânica, “a ferramenta que as cidades necessitam enquanto se adaptam um novo normal, ao mesmo tempo que lutam por tornar o transporte público apelativo, sustentável e financeiramente viável”.

Ainda segundo a Arrival, este autocarro foi desenhado tendo a experiência do passageiro como matriz, “estando equipado com elementos que promovem uma perceção positiva do transporte público e criam um ambiente que evoca uma sensação de espaço, limpeza e bem-estar, num mundo com mais sensibilizado para a higiene e o espaço pessoal”.

A Arriva é um dos maiores unicórnios do Reino Unido (start-ups avaliadas em mais de mil milhões de dólares). O seu modelo de negócio assenta na produção de veículos de zero emissões – carros partilhados, autocarros, táxis, robots de entregas – altamente customizáveis, em ‘microfábricas’, cada uma capaz de construir todos os modelos do portfólio da empresa, que partilham a mesma plataforma modular.

Este tipo de produção descentralizada permite, segundo a Arrival, reduzir a pegada ecológica, ao mesmo tempo que revitaliza as economias regionais através do recurso a cadeias de valor e talento locais, e restringe os custos de produção. A empresa planeia construir 1 000 ‘microfábricas’ até 2026, em vários mercados.

Fundada em 2015, a Arrival estabeleceu, no início de 2020, um acordo com a UPS para o fornecimento de 10 000 carrinhas de entregas nos próximos quatro anos, tendo ainda recebido um financiamento de 100 milhões de dólares das marcas Hyundai e Kia.

Show More