fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

MAN recorda autocarros elétricos com 50 anos

No lançamento do seu novo autocarro totalmente elétrico, a MAN aproveitou a ocasião para recordar os seus primeiros passos na e-mobilidade, assinalando os 50 anos do seu primeiro modelo elétrico para transporte de passageiros.

A 13 de Fevereiro de 1970, após dois anos em desenvolvimento em parceria com as empresas RWE, Bosch e Varta, a MAN apresentou, em Munique, um autocarro urbano 100% elétrico, o modelo 750 HO-M10 E. Este autocarro deveria contribuir para “combater a poluição do ar e o ruído nos centros das cidades”, de acordo com o comunicado de imprensa divulgado, à época, pela MAN. O impacto do crescimento do número de veículos na qualidade de vida das cidades alemãs era, já na altura, encarado com alguma preocupação.

Onze meses mais tarde, em Janeiro de 1971, a MAN entregou o primeiro protótipo do 750 HO-M10 E ao sistema de transporte urbano de Koblenz, para um período de testes com a duração de um ano. O autocarro elétrico, com capacidade para transportar 99 passageiros, entrou assim em operação na linha 7 do serviço de autocarros urbanos da cidade da Alemanha ocidental.

O primeiro 750 HO-M10 E

As baterias, alojadas num atrelado, tinham uma capacidade de 108 kWh e garantiam uma autonomia de 50 km, o equivalente a um período de circulação de duas a três horas. O autocarro dirigia-se então a uma estação de troca, na qual o atrelado era rapidamente substituído por um outro, com as baterias carregadas, retomando-se imediatamente o serviço. Além de garantir disponibilidade permanente, a existência dos dois módulos de reboque permitia carregar as baterias fora das horas de ponta.

Até ao mês de Junho de 1971, o 750 HO-M10 E da MAN percorreu 6 000 km sem registar problemas significativos e emissões de escape nulas.

Os Jogos Olímpicos e a segunda geração de autocarros elétricos

Em 1972, durante os Jogos Olímpicos realizados em Munique, os atletas foram transportados entre o Estádio Olímpico e a Cidade Olímpica em dois autocarros elétricos e oito autocarros a gás natural, em operação contínua durante 20 horas por dia, de forma ecológica.

O 750 HO-M10 E nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972

Dois anos depois, no dia 15 de Outubro de 1974, a MAN entregou as primeiras unidades do SL-E, a segunda geração de autocarros elétricos, à cidade de Mönchengladbach. O novo autocarro possuía um módulo de reboque redesenhado, com baterias de 163 kWh, que lhe conferiam uma autonomia até 80 km. As baterias era substituídas por um sistema automático, e os novos autocarros permaneceram em operação até 1979. Dusseldorf e Frankfurt foram outras cidades alemãs em que os autocarros elétricos foram introduzidos com sucesso na rede local de transportes coletivos.

O SL-E em Mönchengladbach, onde circulou entre 1974 e 1979

Novo autocarro 100% elétrico

Os 50 anos do lançamento do primeiro autocarro elétrico da MAN coincidem com a apresentação do novo 100% elétrico da marca germânica, o Lion’s City E. Com capacidade de 120 passageiros na maior das duas versões, este autocarro tem uma autonomia de 200 km que, de acordo com a marca, pode estender-se até 270 km em condições favoráveis. A versão mais pequena, Lion’s City 12 E, tem um motor elétrico central com potência contínua de 160 kW (máxima: 270 kW), enquanto o maior 18 E possui dois motores centrais com potência contínua de 320 kW (máxima: 540 kW), que acionam dois eixos. As baterias, montadas no tejadilho – longe vão os tempos dos atrelados –, têm capacidades de 480 kWh e 640 kWh, respetivamente. Finalmente, o sistema de aquecimento pode ser alimentado com combustíveis alternativos, como óleo vegetal hidrogenado ou biodiesel.

Show More