As seis maiores cidades da Dinamarca, Copenhaga, Aarhus, Odense, Aalborg, Velje e Frederiksberg, assinaram recentemente um acordo com o Ministério dos Transportes dinamarquês, que prevê a compra exclusiva de autocarros com zero emissões, a partir de 2021.
A partir do próximo ano, a renovação das frotas de transporte urbano de passageiros destas seis cidades será efetuada apenas com veículos de zero emissões, sendo os autocarros elétricos a bateria ou com célula de combustível (hidrogénio) as duas opções possíveis.
Este acordo é particularmente relevante porque abrange 880 dos cerca de 3 330 autocarros urbanos que operam no país, mais de 25%. Espera-se que seja um contributo decisivo para a transformação dos sistemas de transportes urbanos rodoviários na Dinamarca, nomeadamente através do seu alargamento a outros municípios do país escandinavo.
Copenhaga havia já definido o objetivo de retirar gradualmente de circulação os seus autocarros diesel até 2025, no quadro do seu plano para se transformar na primeira capital ‘zero emissões’ do mundo. Em Março deste ano, a cidade recebeu os seus primeiros autocarros com célula de combustível, e uma percentagem considerável da sua frota é já constituída por autocarros elétricos a bateria, o mesmo acontecendo em Odense.
Estas duas cidades tiveram já experiências com autocarros elétricos no passado. Entre 1927 e 1971 na capital, e entre 1939 e 1959 em Odense, estiveram em operação sistemas de tróleis. Mais tarde, a partir de 1993, Copenhaga operou um serviço misto com o autocarro DUO, que além do motor diesel, podia utilizar também as catenárias para funcionar como trólei, uma experiência que foi terminada cinco anos mais tarde.
Imagem: Linkker