fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Viajar a 1000 km/h com pouca energia e emissões reduzidas

A TransPod, empresa franco-canadiana que desenvolve tecnologia e veículos de transporte totalmente elétricos e de ultra-alta velocidade, assinou um memorando de entendimento com o governo da província canadiana de Alberta, para o desenvolvimento e construção de um hyperloop entre as cidades de Edmonton e Calgary.

O departamento de transportes de Alberta vai apoiar a TransPod na realização de estudos adicionais sobre a viabilidade da aplicação da sua tecnologia para a construção de uma linha interurbana de hyperloop entre as duas maiores cidades da província, compartilhar dados de transporte disponíveis, conforme apropriado, que possam ajudar a TransPod a avaliar a viabilidade da tecnologia, colaborar com a TransPod na identificação de terreno adequado para acomodar com segurança a infraestrutura de teste, e
participar nas discussões com potenciais investidores institucionais, quando adequado.

Esta poderá ser uma imagem familiar, no futuro

O projeto prevê a criação de até 38 000 empregos, ao longo de 10 anos, e tem como objetivo diversificar a economia de Alberta, melhorar a eficiência na mobilidade de pessoas e bens, e reduzir as emissões de carbono da província em cerca de 300 000 toneladas por ano.

Até 2022 será levado a cabo um estudo de viabilidade, em paralelo com uma fase de pesquisa e desenvolvimento que se estende até 2024. A partir de 2022 e até 2027, está prevista a construção de uma infraestrutura de testes. Finalmente, a partir de 2025, terá início a construção da linha de hyperloop entre Edmonton e Calgary, cobrindo uma distância de cerca de 300 quilómetros.

“O governo de Alberta apoia novas e estimulantes oportunidades de criação de empregos e inovação”, afirmou o ministro dos transportes de Alberta, Ric McIver. “Ao apoiar o estudo de viabilidade da TransPod, a Alberta Transportation fornecerá informações importantes que contribuem para a pesquisa, desenvolvimento, teste e construção de uma linha TransPod intermunicipal completa entre Edmonton e Calgary. Esperamos que este trabalho coloque Alberta na vanguarda do movimento de mercadorias e pessoas”.

O que é um hyperloop?

Um hyperloop é um sistema de tubos selados, com baixa pressão de ar, através do qual um pod pode viajar com muito pouca resistência ou sem atrito. É extremamente eficiente em termos energéticos, muito ecológico e vertiginosamente rápido – a tecnologia da TransPod prevê velocidades de 1 000 km/h.

Tem havido bastante atividade em torno do conceito de hyperloop em várias partes dos Estados Unidos, desde propostas a estudos de viabilidade, mas até ao momento, nada foi concretizado comercialmente. Além da TransPod, com sede no Canadá, existem várias outras empresas a explorar a tecnologia, incluindo a Virgin Hyperloop, que leva a cabo testes bem sucedidos no estado americano do Nevada desde 2017.

O pod para passageiros proposto pela TransPod

A SpaceX organizou uma competição – a SpaceX Hyperloop Pod – onde equipas de engenheiros e estudantes tentaram quebrar alguns recordes de velocidade com protótipos de hyperloop. Universidades como o MIT e a Universidade Técnica de Munique realizam competições de hyperloop há vários anos.

Em 23 de julho de 2020, o Conselho para a Tecnologia de Transporte Não Tradicional e Emergente (NETT), do Departamento de Transportes dos Estados Unidos, divulgou o documento de orientação sobre uma estrutura regulatória para hyperloops no país. Além de fornecer um quadro orientador para a regulamentação e implantação da tecnologia nos EUA, estabelece já os critérios de elegibilidade para o financiamento federal dos projetos.

Show More