fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Volta lança o Zero e promete revolucionar o transporte urbano de mercadorias

A start-up sueca Volta acaba de lançar o primeiro Volta Zero, um camião elétrico puro projetado para distribuição de cargas nos centros urbanos. No início do próximo ano iniciar-se-ão os testes com uma frota-piloto de 12 veículos, e a partir de 2022, no Reino Unido, terá início a produção em série.

O veículo comercial de 16 toneladas inclui linho e compósitos de resina biodegradáveis nos painéis externos da carroceria, desenvolvidos pela Bcomp com a Agência Espacial Europeia. De acordo com a Volta Trucks, o Zero é assim quase totalmente neutro em carbono.

“Os veículos comerciais constituem a força vital do comércio e da subsistência nas cidades, mas os grandes camiões atuais impõem-se perigosamente nas nossas ruas”, afirmou o presidente-executivo da Volta, Rob Fowler.

Com 9,46 m de comprimento, 3,47 metros de altura e 2,55 metros de largura, o Volta Zero tem uma distância entre eixos de 4,8 metros, permitindo-lhe circular em ruas mais estreitas. Tem uma carga útil de 8600 quilogramas, com um volume total de 37,7 metros cúbicos, acomodando 16 europaletes. A velocidade máxima é de 90 km/h.

O Volta Zero utiliza baterias de fosfato de ferro-lítio, que fornecem 160-200 kWh de energia. A bateria pode ser reciclada e reutilizada como dispositivo de armazenamento de energia. Tem uma autonomia de 150 a 200 quilómetros. Também estará disponível uma opção com caixa de carga refrigerada, com a bateria do veículo a ser utilizada para alimentar a unidade de refrigeração.

Otimizado para garantir a segurança dos utilizadores mais vulneráveis da estrada​​, o Zero inclui uma cabine com visibilidade de 220 graus, e utiliza câmaras de visão traseira, em vez de espelhos. O condutor está sentado numa posição central, num assento giratório com acesso fácil às portas deslizantes de abertura rápida nos dois lados da cabine.

“A segurança está no centro da marca Volta por um motivo simples”, afirmou o fundador da Volta Trucks, Carl-Magnus Norden. “Em Londres, por exemplo, 23% das mortes de peões e 58% das mortes de ciclistas envolvem um veículo pesado de mercadorias, mas os camiões grandes representam apenas 4% das milhas rodoviárias. Isto é claramente inaceitável e tem de mudar. O Volta Zero re-imagina completamente o veículo comercial, garantindo que este possa operar com segurança com todos os utilizadores da estrada, tornando-se um veículo de emissões zero amigo da cidade”.

Com menos 90% de peças mecânicas do que um veículo equivalente com motor de combustão interna, o Volta Zero terá aproximadamente o mesmo custo, incentivando as empresas de transportes e logística a migrarem para veículos elétricos.

“Até 2025, pretendemos ter economizado cerca de 180 000 toneladas de CO2 da atmosfera”, referiu Rob Fowler. “Com o lançamento do Volta Zero, estamos a mudar a cara do transporte rodoviário”.

Até o final de 2022, a Volta Trucks pretende construir 500 veículos de acordo com especificações dos clientes, aumentando a produção para 5 000 veículos/ano até 2025, e gradualmente após essa data.

A Volta oferece também uma proposta de ‘Camião como Serviço’, disponibilizando um Zero com manutenção, seguro e formação incluídos, substituindo o veículo quando necessário.

Show More