A Uber assinou uma carta de intenções, com a Aliança Renault-Nissan, com vista à eletrificação dos seus serviços na Europa. Esta colaboração estende-se à criação de uma oferta acessível de veículos 100% elétricos para os condutores Uber em vários mercados europeus, nomeadamente Reino-Unido, França, Portugal e Holanda.
A carta de intenções ontem anunciada inscreve-se no objetivo da Uber de se tornar uma plataforma de mobilidade com zero emissões. Até 2025, 50% dos quilómetros percorridos pela Uber em sete capitais europeias – Amesterdão, Berlim, Bruxelas, Lisboa, Londres, Madrid e Paris – serão efetuados a bordo de veículos 100% elétricos.
No quadro deste acordo, as empresas signatárias irão trabalhar em conjunto na operacionalização de soluções para acelerar a adoção de veículos 100% elétricos e o desenvolvimento de um ecossistema elétrico nas cidades europeias. Assim, o projeto-piloto atualmente em curso no Reino Unido será alargado a França até ao final de 2020 e, posteriormente, a Portugal e Holanda, antes dos restantes mercados europeus, disponibilizando aos condutores Uber o acesso facilitado aos 100% elétricos Renault Zoe e Nissan Leaf, assim como aos futuros veículos incluídos na gama dos dois construtores. A carta de intenções prevê ainda a realização de ações conjuntas para promoção das ofertas e vantagens de um veículo 100% elétrico.
“Este acordo com a Uber é o reconhecimento da nossa capacidade para acompanhar os clientes profissionais na sua transição energética, capitalizando as vantagens concorrenciais que ainda hoje detemos: uma oferta atraente de veículos elétricos, que têm contribuído, decisivamente, para o crescimento da mobilidade elétrica em grande escala. A isto adicionamos o trabalho que fazemos – desde há vários anos – de colaboração com as autoridades locais, para dar resposta aos desafios com que estão confrontadas as cidades de hoje: transporte, descarbonização e qualidade do ar. Esta nova parceria representa um unir de esforços para acelerar este movimento”, afirmou Gilles Normand, vice-presidente para os veículos elétricos e serviços de mobilidade do Grupo Renault.
Jordi Vila, diretor comercial e de marketing da Nissan Europe, acrescenta: “Os nossos dez anos de experiência com o Nissan Leaf permitem-nos saber que as pessoas gostam de conduzir em modo elétrico e que esta conversão pode ajudar os condutores a poupar dinheiro e a contribuir para que seja respeitado o objetivo das grandes cidades no que à qualidade do ar diz respeito. Com a nossa parceria com a Uber no Reino-Unido já conseguimos aumentar a notoriedade e a adoção de veículos elétricos e, por isso, queremos explorar o alargamento desta parceria para a Europa”.
Fonte: Renault