Dada a baixa potência do motor, cerca de 240 W, é fundamental preservar e garantir a longevidade das baterias durante a prova, garantindo a inexistência de picos de consumo e mitigando o risco de término antecipado da carga.
Ao longo dos sete anos de competição já foram utilizadas diversas baterias, pelo que é necessário realizar uma primeira análise para determinar quais as que se encontram operacionais e que, consequentemente, poderão ser utilizadas no decorrer da temporada. As baterias são testadas individualmente, sendo ligadas a um banco de resistências que as coloca sob uma solicitação semelhante àquela a que são sujeitas numa situação de corrida. São totalmente descarregadas, enquanto a sua tensão e corrente são monitorizadas por sensores montados no banco de testes.
Após a análise dos dados, são escolhidos os melhores pares de baterias e esses são reservados para as corridas. Os restantes são usados para os treinos e para os testes, sendo também descartadas quaisquer baterias que apresentem comportamentos anormais. Em armazenamento, são carregadas regularmente até ao máximo para impedir que percam capacidade.
No carro, as baterias são montadas num espaço especialmente isolado para o efeito e com uma cablagem reforçada em relação ao resto do veículo. Os níveis de tensão e corrente são monitorizados constantemente através dos sensores no veículo, para evitar quaisquer problemas de consumo excessivo, visto que, durante o dia da prova, é proibido o carregamento de baterias.
Após concluir o teste das baterias e a montagem das mesmas, é necessário verificar o alinhamento do veículo. Este processo é garantido por um sistema de lasers e espelhos, desenvolvido pela equipa, que garante o paralelismo entre as rodas dianteiras e o plano longitudinal do veículo. Finalmente são realizados testes físicos nas instalações do Instituto Superior Técnico, de forma a garantir o bom funcionamento de todos os componentes mecânicos e elétricos do veículo, e também para assegurar uma boa aquisição e transmissão de dados.
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