fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Citroën C5 Aircross Hybrid chega a Portugal

A Citroën inicia a comercialização em Portugal, a partir deste fim-de-semana, do SUV C5 Aircross Hybrid, modelo que surge no topo da ambiciosa ofensiva de eletrificação da marca francesa, que lançará seis novos modelos nos próximos seis meses.

Doravante, todos os novos modelos lançados pela Citroën terão uma proposta eletrificada. O objetivo da histórica marca francesa passa por propor o maior número possível de ofertas, adequadas a diferentes tipos de utilização, em cada segmento e em cada mercado.

O Citroën C5 Aircross Hybrid é o primeiro híbrido plug-in da marca francesa, e tem uma autonomia de 55 quilómetros em modo 100% elétrico, emissões de CO2 a partir de 32 g/km, e consumos a partir de 1,4 l/100 km (ciclo WLTP). Alia um motor elétrico de 80 kW (110 cv) a um motor a gasolina de 1.6 litros com 180 cv (132 kW), obtendo assim uma potência máxima combinada de 225 cv (165 kW) e binário máximo de 320 Nm.

O modelo é produzido em França, na fábrica de Rennes – La Janais, nas mesmas instalações em que são construídas as versões térmicas destinadas ao mercado europeu. De acordo com a marca francesa, o SUV C5 Aircross Hybrid inaugura o conceito ë-Confort, “uma nova experiência de conforto assente numa condução fluida, num rolamento silencioso e no motor híbrido plug-in”.

A bateria de 200 V de iões de lítio, com capacidade de 13,2 kWh, pode ser carregada em menos de 2 horas numa wallbox de 32 A com carregador opcional de 7,4 kW, em 4 horas numa tomada de 14 A do tipo Green’up Legrand, com o carregador de série de 3,7 kW, ou em 7 horas numa tomada doméstica standard de 8 A, com o mesmo carregador de 3,7 kW.

A marca francesa refere que o C5 Aircross Hybrid é a proposta mais confortável e modulável do seu segmento, ao dispor de três bancos traseiros individuais, deslizantes, reclináveis e rebatíveis, além de uma volumetria da bagageira Best in Class, de 460 a 600 litros.

A GAMA SUV C5 AIRCROSS HYBRID EM PORTUGAL

A gama Hybrid apresenta dois níveis de equipamento – Feel Pack Hybrid (44 147 euros) e Shine Hybrid (46 347 euros). A Citroën destaca que as condições comerciais e o contexto de fiscalidade associado a este modelo estão particularmente adaptadas à fiscalidade nacional, nomeadamente para clientes empresariais. Por seu lado, aos clientes particulares beneficiam da oferta da wallbox monofásica de 7,4 kW.

Em praticamente tudo semelhante aos conteúdos das equivalentes propostas térmicas, o nível Feel Pack Hybrid do novo Citroën C5 Aircross Hybrid integra, no domínio mecânico, suspensões com Batentes Hidráulicos Progressivos, travão de estacionamento elétrico automático, a composição dos sistemas ABS + AFU + ESP + REF + Ajuda ao arranque em subida, e seis airbags (frontais, de tórax e cortina). A isto somam-se os conteúdos do Pack Safety Assisted: limitador e regulador de velocidade, Active Safety Brake ativo a partir dos 10 km/h, Coffee Break Alert, alerta de risco de colisão, alerta de transposição involuntária de linha com correcção no volante, reconhecimento dos painéis de velocidade e recomendação de velocidade, e vigilância do ângulo morto. 

Em termos de cores, tal como a restante gama térmica, o novo C5 Aircross Hybrid pode ser configurado em dois tons de branco – Nacarado (de série) ou o opcional Banquise –, ou cinco cores metalizadas – Cinzento Platinium, Cinzento Acier, Preto Perla Nera, Azul Tijuca e Vermelho Volcano –, havendo também a possibilidade de integrar um dos três Packs Color disponíveis, nos tons Anodizados Branco, Vermelho e Cinzento.

No exterior, com o Pack Color Silver Anozidado e as jantes em liga leve 18” Swirl diamantadas, este nível adota vidros e óculo traseiro escurecidos, embelezadores cromados nos vidros laterais, retrovisores rebatíveis eletricamente, com regulação e desembaciamento, faróis de nevoeiro com iluminação estática de interseção, farolins traseiros 3D LED e LED de iluminação diurna, pára-choques Grey, tendo o traseiro uma dupla saída de escape cromada e inserções Airbump. 

Ao nível do conforto, o destaque vai para os Bancos Advance Comfort, tendo o do condutor regulação em altura e do apoio lombar, o do passageiro regulação em altura, e mais três lugares traseiros independentes, deslizantes, inclináveis e escamoteáveis. O conjunto é completado pelo volante regulável em altura e profundidade, retrovisor interior eletrocromático, climatização automática bi-zona e faróis automáticos, ajuda ao estacionamento traseiro e dianteiro, este integrado no Pack City Câmera que acrescenta o sistema Visio Park (câmara de visão traseira com alcance de 180º e Top Rear Vision). Na vertente áudio e telemática, destaque para o sistema Citroën Connect NAV com kit mãos-livres Bluetooth, ecrã tátil de 8 polegadas com função Mirror Screen multifunções, duas entradas USB e Citroën CONNECT BOX (sistema de informação, auxílio e emergência).

No nível Shine, o Citroën C5 Aircross Hybrid acrescenta um conjunto de elementos de série comuns e outros que variam em função da caixa de velocidades escolhida pelo cliente. No caso das versões com caixa manual de 6 velocidades (CMV6), acresce o Pack Safety Plus, alerta de atenção do condutor, Extended Traffic Sign Recognition (painéis de direção) e comutação automática dos faróis. Já na versão de caixa automática de 8 velocidades (EAT8), o Pack Safety Plus integra ainda o regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go e Highway Driver Assist. Em ambos os casos acresce o sistema de Grip Control, faróis Full LED, vidros laterais temperados e escurecidos, barras de tejadilho Silver, porta traseira com abertura mãos-livres, bem como o acesso e arranque, pedais e apoio de pé em alumínio.

Fonte: Citroën

Show More