A Audi iniciará brevemente o período de pré-vendas do seu novo SUV híbrido plug-in, o Audi Q8 TFSI e quattro. Com chegada ao mercado em 2021, este é já o sétimo modelo com tração híbrida plug-in lançado pela marca germânica desde meados de 2019.
O Audi Q8 TFSI e quattro combina um motor de combustão V6 de 3.0 litros a gasolina, que produz 250 kW (340 cv) de potência e 450 Nm de binário, com um motor elétrico com uma potência de 100 kW, integrado com a transmissão tiptronic de oito velocidades. A bateria de iões de lítio está instalada sob o compartimento de bagagem, e contém 104 células agrupadas em 13 módulos. Cada uma destas células, com revestimento externo flexível, fornece uma capacidade de 48 Ah, e o sistema de bateria tem uma capacidade total de 17,8 kWh – mais 0,5 kWh do que as baterias do Q7 TFSI e quattro, com menos 40 quilogramas de peso. O arrefecimento da bateria é efectuado por um circuito próprio, que pode ser ligado ao sistema de ar condicionado do Q8.
O sistema de tração integral permanente quattro utiliza um diferencial central com regulação mecânica. Por defeito, distribui 40% do binário para o eixo dianteiro e 60% para o eixo traseiro mas, se necessário, pode direcionar a potência para o eixo com melhor tração – até um limite de 85% no eixo dianteiro e 70% no eixo traseiro.

O novo SUV coupé da Audi será disponibilizado em duas versões. O Q8 60 TFSI e quattro atinge uma potência combinada de 340 kW (462 cv) e binário máximo de 700 Nm, acelerando dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos. A autonomia elétrica é de cerca de 45 quilómetros (WLTP). Já o Q8 55 TFSI tem uma potência combinada de 280 kW (381 cv) e binário de 600 Nm. Arranca até aos 100 km/h em 5,8 segundos, e a autonomia elétrica é de 47 quilómetros. Nas duas variantes, a velocidade máxima é limitada a 240 km/h, e o motor elétrico pode propulsionar o Q8 até uma velocidade de 135 km/h.
O Audi Q( TFSI e quattro apresenta um porta-bagagem com um volume de 505 litros, que aumenta para 1 625 litros quando o banco traseiro é rebatido. Dependendo do nível de equipamento, rebocam pesos até 3 500 quilogramas.
A marca germânica destaca a gestão híbrida do Q8, que integra um sistema preditivo que seleciona automaticamente a estratégia operacional ideal para rotas programadas. Gere a utilização da carga da bateria ao longo do percurso de forma a maximizar a eficiência – por exemplo, uma viagem que termine no centro de uma cidade exigirá mais energia para essa parte final, sendo conveniente que a bateria chegue carregada a esta fase –, desenvolvendo planos de viagem constantemente atualizados através de dados de navegação, ambientais e informações de tráfego.
O sistema Audi drive select permite ao condutor escolher entre sete perfis de condução distintos – conforto, eficiência, automático, dinâmico, individual, off-road e all-road. O sistema analisa as informações do motor 3.0 TFSI a gasolina, da transmissão tiptronic, da suspensão pneumática adaptativa – opcional no Q8 55 – e da direção assistida hidráulica; dependendo das configurações, os vários sistemas funcionam em conjunto de forma distinta.
O Audi Q8 TFSI e quattro vem equipado com dois cabos de carregamento: um cabo de modo 3 para carregamento rápido, e um cabo convencional para ligação a instalações domésticas e industriais, com uma capacidade máxima de 7,4 kWh, capaz de efetuar uma carga total em cerca de duas horas e meia.