fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Um Hyundai elétrico muito especial

A Hyundai ofereceu ao Hospital Infantil Sant Joan de Déu, em Barcelona, um 45 EV em formato reduzido, que ajudará os pequenos pacientes nas viagens entre os seus quartos e as salas de tratamento.

Este Hyundai 45 EV em miniatura é parte do projeto ‘Little Big e-Motion’. Desenvolvido pela mesma equipa que concebeu o 45 EV Concept, o próximo veículo elétrico da Hyundai que será comercializado sob a marca Ioniq, este pequeno carro integra a tecnologia Emotion Adapted Vehicle Control (EAVC) – desenvolvida em parceira com o Media Laboratory do MIT –, que recorre à inteligência artificial para otimizar o ambiente do veículo de acordo com as informações recebidas do ‘condutor’ e do meio envolvente.

A tecnologia analisa a frequência respiratória e cardíaca do ‘condutor’ e as suas expressões faciais, combinando estas leituras com as informações do veículo, como velocidade, aceleração, ruído e vibrações. Os dados são depois processados para adaptar o ambiente do veículo às emoções da pessoa a bordo, atuando automaticamente a nível de iluminação, controle de temperatura, música e dispensador de fragrâncias.

O carro interage com seu pequeno condutor por meio de várias tecnologias. Por exemplo, um sistema de reconhecimento facial que analisa as emoções em tempo real através uma câmara instalada à frente do assento, ou um cinto de exercícios de respiração que envolve o corpo, com bolsas de ar que aplicam uma pressão suave para tentar reduzir a ansiedade e estabilizar a respiração. O pequeno carro está também equipado com um acelerómetro e um sensor de monitorização da frequência cardíaca.

Dependendo das entradas recebidas, a iluminação fica verde, amarela ou vermelha para refletir o estado emocional do ‘condutor’, ajudando os profissionais saúde a perceber o nível de ansiedade e nervosismo em que o paciente se encontra nesse momento.

Um pormenor muito especial: na viagem de regresso, o pequeno 45 EV pode ainda produzir bolas de sabão, para desta forma comemorar o progresso do tratamento dos pequenos condutores.

Show More