fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Iberdrola, Volkswagen e SEAT aceleram eletrificação em Espanha

Iberdrola, Volkswagen e SEAT aceleram a eletrificação em Espanha

Com vista a reforçarem o seu compromisso com a mobilidade elétrica e acelerarem a eletrificação em Espanha, a Iberdrola, a SEAT e o Grupo Volkswagen assinaram um acordo estratégico de colaboração.

Como principais objetivos desta aliança, realçam-se o fornecimento de energia renovável na cadeia de valor dos veículos elétricos e a criação e desenvolvimento de uma rede de infraestruturas de carregamento público. 

O presente plano visa apelar ao fornecimento de energia renovável nas instalações do Grupo Volkswagen na Península Ibérica, originando uma aproximação, por parte da marca alemã, ao seu objetivo de se tornar uma empresa neutra em emissões de carbono até 2050.

O acordo entre as três entidades pretende, igualmente, contribuir para o desenvolvimento de infraestruturas de carregamento no país vizinho. Com a evolução da mobilidade elétrica e o consequente aumento da procura, os três parceiros prevêem que serão necessários 350.000 postos de carregamento urbanos e interurbanos até 2030. Com isto, a Iberdrola encontra-se a desenvolver um plano de infraestururas de carregamento público que garantirá um número suficiente de pontos de carregamento, com a inclusão de pontos rápidos e ultrarrápidos para cobrir as principais autoestradas e cidades do país.

Segundo Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen e presidente do Conselho de Administração da SEAT, “com a assinatura deste acordo, estamos a lançar as bases para o futuro da mobilidade elétrica na Península Ibérica, num passo definitivo para a sua eletrificação. A Espanha tem um grande potencial para se tornar num centro de mobilidade elétrica na Europa, e para o fazer, precisamos de transformar a segunda maior indústria automóvel europeia”.

Na opinião de Ignacio Galán, presidente da Iberdrola “o acordo mostra o potencial em reunir os líderes da indústria com vista a acelerar a descarbonização da economia e o seu enorme impacto positivo no ambiente e na biodiversidade, bem como na recuperação económica, reforçando a cadeia de valor e  criar vários empregos sustentáveis em toda a Europa”.

Por sua vez, o presidente da SEAT, Wayne Griffiths declarou que “estamos num momento histórico em que temos a oportunidade de preparar o caminho para um futuro industrial sustentável em Espanha. Para o fazer, o primeiro passo é criar um ecossistema para veículos elétricos, e as infraestruturas de carregamento público são essenciais”.

O acordo celebrado entre as três empresas tem como base um trabalho conjunto entre o Grupo Volkswagen e a SEAT, com vista a uma revitalização  da indústria automóvel espanhola. Esta revigoração baseia-se em princípios como a modernização, o valor acrescentado, a competitividade, a digitalização, a inclusão e a formação.

De forma a acelerar o desenvolvimento de um ecossistema de mobilidade elétrica, o Grupo Volkswagen e a SEAT pretendem comandar um projeto que servirá de motor para as grandes e médias empresas. O presente projeto contará com o apoio de organizações chave pertencentes a diferentes setores e com grande potencial para a  criação de emprego, especialmente para a faixa etária mais jovem.

Sendo a  a segunda maior indústria automóvel do continente europeu, a Espanha tem a grande responsabilidade de alcançar os objetivos do European Green Deal até 2030. Para que estes objetivos sejam atingidos, é essencial que a Espanha acelere na criação do ecossistema de veículos elétricos, estimule a procura e desenvolva infraestruturas de carregamento público.

Show More