A Audi anunciou que o seu 100% elétrico de alto desempenho, o Audi e-tron GT quattro, está, a partir de agora, disponível em Portugal. O Gran Turismo elétrico chega ao mercado nacional em duas versões: e-tron GT quattro e RS e-tron GT quattro, com preços a partir de 106.618 e 145.878 euros, respetivamente.
O e-tron GT está equipado com dois motores elétricos, um por eixo – o traseiro dispondo de uma transmissão com duas relações –, que asseguram a tração integral quattro. No e-tron GT quattro, o motor dianteiro disponibiliza 238 cavalos e o traseiro 435 cavalos, para um rendimento combinado do sistema de 476 cavalos (350 kW) e 630 Nm de binário máximo. A função boost durante 2,5 segundos, com o launch control, permite elevar a potência durante esse período para 530 cavalos, para situações de arranque mais exigentes. A velocidade máxima é de 245 km/h e a aceleração 0-100 km/h é cumprida em 4,1 segundos.
No RS e-tron GT quattro, o motor traseiro disponibiliza 456 cavalos, para um rendimento combinado de 598 cavalos (440 kW) e 830 Nm de binário máximo – 646 cavalos (475 kW) com a função boost, também durante 2,5 segundos, com o launch control). Atinge uma velocidade máxima de 250 km/h e acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,3 segundos.
Quando o condutor pressiona totalmente o pedal do acelerador a partir da imobilização total, a transmissão de duas velocidades no eixo traseiro engata a primeira marcha. De acordo com a Audi, graças às operações de controlo ultrarrápidas, a tração elétrica nas quatro rodas “transmite ao e-tron GT o máximo de dinamismo, estabilidade e tração em qualquer situação de condução”.
Quando o condutor liberta o pedal direito, o Gran Turismo muda para o modo de desaceleração. Durante a travagem, os motores elétricos desaceleram até cerca de 0,3 G, suficiente para grande maioria das ocorrências de condução diárias. O controlo inteligente de desaceleração e regeneração permite recuperação de travagem até 265 kW.
A autonomia máxima até 488 quilómetros depende da bateria de alta tensão de ião-lítio que integra 396 células numa estrutura exterior flexível e fornece uma capacidade líquida de 84 kWh (93 kWh brutos), através de um sistema elétrico de 800 V que permite o carregamento rápido por corrente contínua (DC), com potências até um máximo de 270 kW.
Em corrente alterna (AC) consegue carregar a 11 kW, capacidade que pode aumentar, em breve, para 22 kW, como opção. A bateria pode ser carregada numa tomada, mas também por meio do sistema Audi Wireless Charging, com uma potência de 11 kW. Em condições ideais, são necessários cinco minutos para acumular carga suficiente para o e-tron GT percorrer 100 quilómetros.
A gestão térmica do e-tron GT consiste em quatro circuitos de arrefecimento e mantém a bateria e os componentes da unidade nos
níveis de temperatura ideais. Quando o condutor define uma estação de
carregamento rápido como destino no sistema de navegação, a bateria arrefece ou aquece à temperatura ideal para maximizar a velocidade de carregamento. A bomba de calor de série reduz a perda de autonomia que resulta da utilização da climatização elétrica, em particular nos meses de inverno.
As suspensões em alumínio apresentam uma geometria com construção de braço duplo desportivo. Quase todas as peças, incluindo os links e chassis auxiliares, são forjadas ou fundidas em alumínio. A suspensão com afinação desportiva dispõe de amortecimento pilotado, pneumático de série no RS e-tron GT e opcional no e-tron GT, e o diferencial traseiro é do tipo autoblocante – com percentagem de bloqueio fixa, tanto em aceleração como em desaceleração, no e-tron GT, que pode montar, em opção, o diferencial traseiro autoblocante com repartição infinitamente variável, entre 0-100%, incluído de série no RS e-tron GT.
Os travões de cerâmica de fibra de carbono estão disponíveis como uma alternativa no e-tron GT quattro. O RS e-tron GT vem, por sua vez, equipado de série com travões Carbid em aço revestido a tungsténio e carbono, com as pinças de travão em preto.
As jantes estão disponíveis com dimensões entre 19 e 21 polegadas. O e-tron GT quattro está equipado de série com jantes de liga leve 8Jx19 com cinco segmentos e pneus 225/55 – 275/45 R19”. Por sua vez, a versão RS possui, também de série, jantes de liga leve 9Jx20 com cinco raios duplos e pneus 245/45 – 285/40 R20″.
O e-tron GT quattro é o primeiro carro 100% elétrico da Audi a ser construído na Alemanha, na Böllinger Höfe, em Neckarsulm. A produção de pequenas séries neste local foi expandida e convertida para acomodar a produção do novo modelo, durante a qual a capacidade artesanal da instalação anterior foi complementada por processos digitais e tecnologias inteligentes. O Gran Turismo elétrico é montado numa linha de montagem compartilhada com o desportivo Audi R8. O processo de produção é neutro em carbono, utilizando exclusivamente eletricidade verde, de acordo com o fabricante alemão.
Fonte: Audi