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Câmara de Aveiro apresenta o primeiro ferryboat elétrico 100% nacional

A Câmara Municipal de Aveiro apresentou publicamente o projeto de construção do primeiro ferryboat elétrico português. A embarcação, que integrará a operação da empresa municipal Aveirobus, será construída pelo Grupo ETE, num investimento da autarquia aveirense de cerca de 7 milhões de euros.

O novo ferryboat 100% elétrico é a primeira embarcação com estas características a ser desenvolvida inteiramente em Portugal, por empresas nacionais, para servir uma região portuguesa – neste caso para assegurar a travessia entre São Jacinto e o forte da Barra. Será ainda o primeiro ferryboat elétrico a operar em Portugal e no sul da Europa.

A embarcação com zero emissões substituirá o modelo atualmente em operação, permitindo eliminar totalmente as 300 toneladas de CO2 emitidas por este último, reduzindo igualmente em cerca de 30% o consumo energético. O novo ferryboat elétrico permitirá ainda reforçar em 30% a capacidade de transporte de viaturas e em 90% a de transporte de passageiros.

Com início de construção previsto para o início do terceiro trimestre de 2021, o ferryboat foi adjudicado ao agrupamento de empresas Navaltagus e Navalrocha (Grupo ETE), com um prazo de 18 meses para a sua conceção e construção.

A sessão de apresentação decorreu nos estaleiros da Navaltagus, no Seixal, e contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, e do Administrador do Grupo ETE, Luís Figueiredo.

“É muito relevante o facto de o primeiro ferryboat elétrico a operar em Portugal e na Europa do Sul acontecer na Região de Aveiro. É sintomático do que estamos a realizar na Região e no Município, conjugando as potencialidades culturais e ambientais da Ria de Aveiro com a tecnologia. (…) Na CMA continuamos o nosso trabalho de contributo para redução da pegada ecológica, que terá no novo ferryboat mais um instrumento, a somar aos 27 moliceiros com motores elétricos. Importa, no entanto, sublinhar que o novo ferryboat elétrico vem, em primeiro lugar, dar a garantia de mobilidade e igualdade de oportunidades para os nossos cidadãos de São Jacinto e, só por isso, este é um investimento que vale cada cêntimo que nele depositamos”, declarou o Presidente da CMA.

Por sua vez, Luís Figueiredo afirmou: “A construção e a exploração do primeiro ferryboat elétrico de Portugal posiciona-nos na vanguarda da engenharia, permitindo-nos dar resposta a um desafio pioneiro na área da mobilidade. Pelas suas características que representam um impacto ambiental positivo para a Região e Ria de Aveiro, estamos certos, que este projeto será apenas o primeiro passo de um caminho que alavancará o mercado da mobilidade elétrica e da preocupação crescente com a sustentabilidade”.

Este projeto pioneiro junta-se a outras iniciativas de mobilidade sustentável levadas a cabo pela Câmara de Aveiro, como a eletrificação dos moliceiros, que estarão a operar nos Canais Urbanos da Ria de Aveiro ainda em 2021, permitindo uma poupança de 400 toneladas de CO2, e como os três autocarros 100% elétricos atualmente em operação no município.

O projeto é cofinanciado pelo POSEUR, Portugal 2020, e União Europeia com apoio através do Fundo de Coesão (FC). O investimento total é de 7.326.490,13 euros, com o apoio comunitário no valor de 2.168.321,53 euros.

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