O MINI Electric Pacesetter inspirado pela John Cooper Works é o novo Safety Car do Campeonato Mundial de Fórmula E. O carro foi criado a partir do novo MINI Cooper SE como parte de uma colaboração entre a MINI Design, a BMW Motorsport, a FIA e a Fórmula E, procurando, desta forma, ligar a eletrificação da marca britânica à história da John Cooper Works nas competições automóveis.
“Já mostramos como a condução divertida e a mobilidade elétrica combinam com o MINI Electric”, disse Bernd Körber, diretor da MINI. “No entanto, o MINI Electric Pacesetter inspired by JCW vai, pelo menos, um passo além e junta o caráter de desempenho da marca John Cooper Works com a mobilidade elétrica. Esta versão extrema do MINI Electric foi desenvolvida como Safety Car para a Fórmula E, portanto claramente não se destina à utilização em vias públicas. Mas revela uma das direções que poderemos seguir com a eletrificação da marca JCW. Para mim, a mensagem é clara: eletrificação e John Cooper Works são uma boa opção”.
O exterior do MINI Electric Pacesetter inspired by JCW foi construído especificamente para a pista. “O design é uma empolgante simbiose entre precisão técnica e emoção”, explica Oliver Heilmer, chefe de Design da MINI. “Aqui, a função dita a forma e muitos elementos de design foram moldados por considerações técnicas. Por exemplo, trabalhámos em estreita colaboração com nossos colegas da BMW Motorsport para desenvolver a forma dos arcos das rodas e dos aventais dianteiro e traseiro, e o programa de otimização para estes [componentes] incluiu medidas de redução de peso. Esta linguagem de design visualmente impressionante e tecnicamente precisa confere ao carro a sua sensação de envolvimento emocional e de entusiasmo”.
O interior é reduzido ao absolutamente essencial, permanecendo apenas os bancos dianteiros. A área do condutor consiste num assento certificado com cinto de segurança de seis pontos, aprovado para competição, um volante em fibra de carbono com amortecedor de impacto e design minimalista, e um painel de instrumentos digital. A consola central aloja a alavanca das mudanças, travão de mão e comandos das luzes de sinalização necessárias, componentes construídos em fibra de carbono. A gaiola de segurança soldada maximiza a segurança e o resto da estrutura interior é pintada no típico branco de corrida, por razões funcionais,.
O amortecedor de impacto do volante e o painel no lado direito do volante são componentes de alta qualidade feitos sob medida através de impressão 3D, assim como a tampa da consola central e os painéis das portas. As almofadas amovíveis do banco desportivo, igualmente impressas em 3D, apresentam uma estrutura inovadora que visa aliar conforto, robustez e modularidade. A espessura, dureza e cor das almofadas podem ser adaptadas conforme necessário de acordo com a fisionomia, peso e gosto pessoal do condutor.
A adesão aos princípios de design leve conferem a este Safety Car um peso mínimo de aproximadamente 1.230 quilogramas, cerca de 130 quilos mais leve do que o MINI Cooper SE padrão. O sistema de propulsão, também baseado no do MINI Cooper SE, produz 135 kW de potência e 280 Nm de binário, o que permite ao Pacesetter cumprir o sprint clássico 0-100 km/h em 6,7 segundos (modelo padrão: 7,3 segundos) e atingir os 60 km/h a partir de arranque parado em 3,6 segundos (modelo padrão: 3,9 segundos). Mais importante para um Safety Car, o MINI Electric Pacesetter recupera dos 80 aos 120 km/h em 4,3 segundos (modelo padrão: 4,6 segundos)
O MINI Electric Pacesetter inspired by JCW entrará em ação pela primeira vez em Roma, no dia 10 de abri, no segundo evento (corrida 3) da temporada de 2021 da Fórmula E. Ao volante estará o português Bruno Correia, piloto oficial do FIA Fórmula E Safety Car. “Agilidade, desempenho, um carro bonito: o MINI Electric Pacesetter Safety Car para o Campeonato Mundial de Fórmula E da FIA tem de tudo”, disse Bruno Correia. “É muito divertido conduzi-lo, parece um karting”, acrescentou.
Fonte: MINI