fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Tecnologia portuguesa na mão de mais de 1 milhão de condutores BMW

A BMW lançou, esta semana, novas funcionalidades nas suas aplicações My BMW App e da MINI App, com o intuito de a fazer chegar a mais países e marcar presença em todos os continentes. Estas soluções têm a assinatura da Critical TechWorks, joint venture entre o Grupo BMW e a Critical Software que desenvolve soluções de software para os automóveis do futuro, com mais de dois anos de atividade e mais de 50 projetos entregues ao fabricante alemão. A tecnologia da empresa portuguesa está na mão de mais de 1 milhão de condutores, em todo o mundo.

No ano passado, foram lançadas algumas das funcionalidades desenvolvidas pela Critical TechWorks nos automóveis da marca alemã, como a possibilidade de localizar e aceder ao veículo remotamente para destrancar ou trancar portas, ativar a climatização, encontrar locais de estacionamento e de postos de abastecimento ou estações de carregamento nas proximidades, ver o estado do combustível e monitorizar o meio envolvente do veículo através do Remote 3D View.

O calendário de novos lançamentos da BMW e Critical TechWorks, que visam oferecer mais opções aos condutores através da aplicação móvel da marca, promovem a comodidade e melhoram a experiência nos veículos elétricos, de acordo com a marca alemã.

Entre estes lançamentos, o comunicado destaca o Temporizador de Temperatura, opção já disponível para os modelos elétricos e agora também nos carros a diesel e gasolina, que permite definir, através da app, as temperaturas pretendidas em determinados horários ou situações; o Plano de Carregamento, que permite que os condutores dos modelos elétricos tenham uma visão clara e rápida do processo de carregamento que estiver a decorrer (estado de carregamento, hora de início e duração, alcance previsto, pré-condicionamento, intervalo de tempo para carregamento e outras configurações relevantes do veículo); o Filtro de Carregamento, função de filtro para a pesquisa da estação de carga que permite encontrar mais facilmente os recursos de carga adequados durante uma viagem, adicionando ou removendo parâmetros de pesquisa (fornecedor, compatibilidade, velocidade de carga, entre outros); e o BMW Maps, que apresenta um menu redesenhado, mais intutivo e com melhorias a nível de cálculo da rota.

A MINI App, lançada em 2020 e que vem substituir a MINI Connected, também disponibiliza mais funcionalidades para veículos elétricos, como a possibilidade de aceder a informações detalhadas sobre a autonomia elétrica do veículo ou o estado e histórico de carga. A aplicação disponibiliza também um temporizador de carga e de temperatura, que permitem otimizar o processo de carregamento através da definição de horas de carregamento e de início de viagem específicos.

As equipas da Critical TechWorks contribuíram consideravelmente para o projeto desde o seu início, em diferentes áreas, tanto no desenvolvimento de software, como na experiência do utilizador e no planeamento do produto. “Estamos focados na experiência do utilizador e em proporcionar uma experiência premium na app, suprindo as necessidades dos condutores. Procuramos garantir que o utilizador consegue um cada vez maior grau de sincronia com o carro, interagindo facilmente com o veículo e assegurando o seu estado”, refere Joel Paula, Product Visionary for Location Services and Features da Critical TechWorks.

Vítor Soares, Product Visionary da tecnológica portuguesa, partilha ainda que “a qualidade e agilidade da app são conseguidas, em grande parte, através da utilização do Flutter, um kit de desenvolvimento da Google, que lhes permite não só uma grande fluidez e dinamismo no processo de conceção, mas também desenvolver ao mesmo tempo para as plataformas iOS e Android utilizando a linguagem Dart”.

Massimo Senatore, diretor-geral da BMW Portugal, reforça o orgulho que sente na parceria desenvolvida com a Critical TechWorks, e garante que “não é uma surpresa o sucesso que a joint venture está a ter junto dos clientes BMW”. Salienta ainda que “as atualizações destas novas aplicações são o reflexo do investimento do Grupo na construção de um futuro cada vez mais sustentável e conectado, aliado a uma tecnologia de alta performance“.

A My BMW App irá substituir permanentemente a BMW Connected App a partir de julho de 2021.

Fonte: BMW

Show More