fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Polestar integra projeto para desenvolver tecnologia V2X

A Polestar é parte de um projeto na Suécia para acelerar o desenvolvimento da tecnologia Vehicle-to-X (V2X), que inclui Vehicle-to-Grid (V2G) e Vehicle-to-Home (V2H).

Com o apoio da Agência de Energia da Suécia, o fabricante de automóveis de performance elétricos junta-se à Universidade Tecnológica de Chalmers, o fornecedor de energia da rede da cidade de Gotemburgo, Göteborg Energi, o fornecedor de soluções de carregamento CTEK e o fornecedor de soluções de energia Ferroamp, num estudo que se estende por 2 anos e 9 meses.

“A V2X revolucionará realmente o futuro das redes elétricas em todo o mundo”, afirma Hans Pehrson, chefe de Investigação & Desenvolvimento da Polestar. “Posso imaginar um mundo em que milhares de veículos elétricos, todos ligados à rede, atuem como parte importante de um sistema de energia totalmente renovável. Por exemplo, uma solução V2H podería maximizar o armazenamento de energia verde local e proporcionar capacidade de reserva para os períodos de pico. Este é um passo no sentido de um mundo sem a necessidade de centrais nucleares o de carvão”.

Parte do projeto contempla a construção de duas estações de demonstração V2X em Gotemburgo: uma na sede mundial da Polestar e outra no campus da Universidade de Chalmers.

A tecnología V2X permite que os veículos elétricos atuem como fontes de energia quando estão ligados à rede. Tendo o veículo elétrico sido carregado idealmente con energia verde, eólica ou solar, por exemplo, o veículo pode disponibilizar à rede a sua energia armazenada, como acontece com as soluções avançadas de energia fora da rede, que utilizam atualmente baterias com capacidades relativamente pequenas para armazenar energia para uso posterior.

“Isto é emocionante para nós: temos vindo a explorar esta tecnologia bidirecional há algum tempo e queremos dar-lhe vida nos nossos futuros produtos”, continua Hans Pehrson, concluindo: “É um grande prazer para a nossa equipa de I&D participar neste projeto com um potencial futuro tão fantástico!”

Fonte: Polestar

Show More