O P-30 é um ferry totalmente elétrico desenvolvido pela empresa sueca Candela, capaz de transportar 30 passageiros a uma velocidade de 30 nós.
A embarcação foi projetada com o intuito de substituir os 60 barcos a diesel já existentes, usados pelos habitantes e visitantes das inúmeras ilhas de Estocolmo.
O P-30 iniciará as suas operações em 2023. Será o barco elétrico de transporte de passageiros mais rápido do mundo, e o seu consumo energético o mais eficiente.
Este ferry tem um sistema de propulsão fornecido por dois pod drives elétricos e uma bateria de 180 kWh de ião-lítio, conferindo-lhe uma autonomia de mais de 60 milhas náuticas a uma velocidade de 20 nós, conseguido num único carregamento. O consumo de energia ronda os 3kWh por milha náutica, um décimo dos barcos convencionais.
Detém um sistema que analisa a rotação e inclinação do barco (100 vezes por segundo) e que o mantém acima do nível das ondas. Assim, foi conseguido um decréscimo de energia de 80%, permitindo um maior alcance quando comparado com outras embarcações.
Gustav Hasselskog, fundador e CEO da Candela, assegura que “a abertura de hidrovias para transporte elétrico de alta velocidade pode revolucionar o deslocamento diário”, principalmente em cidades muito movimentadas, com as estradas constantemente congestionadas.
“Uma das maiores vantagens do P-30 é o facto de ser mais barato, mais confortável e mais versátil” que os barcos de transporte de passageiros convencionais, assegura Erik Eklund, diretor de Transportes Públicos da Candela. “O P-30 não é apenas uma alternativa, mas sim o futuro dos transportes públicos”.