fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Hub Criativo do Beato investe na sustentabilidade criando laboratório vivo

O Hub Criativo do Beato (HCB) – centro de inovação para empresas criativas e tecnologias – apresentou um novo projeto que potencia o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços para mitigar o impacto das alterações climáticas, promovendo também a sustentabilidade do ecossistema empresarial que está a crescer na zona oriental de Lisboa, o HCB Living Lab.

Entre as principais medidas, estão a constituição de uma comunidade de energia, a criação de espaços para agricultura urbana, sistemas de energia e iluminação inteligentes, a neutralidade nos transportes públicos, projetos de economia circular na cadeia alimentar do HCB, entre outras. A execução do projeto tem duração prevista de três anos, terminando em 2024.

Os projetos a desenvolver neste living lab intervêm em quatro áreas prioritárias: Energia, Edifícios, Mobilidade e Economia Circular & Ambiente. Através de diferentes meios e atividades, o HCB LL vai apoiar a criação de um ecossistema de inovação, para a transformação urbana, através de uma série de ações promovidas em colaboração com parceiros: Carris, Circular, DST Solar, Innovation Point, Mota-Engil Renewing, Praça, Prio-Bio, Schréder, The Browers Company e Watt IS.

Segundo o diretor executivo da Startup Lisboa, Miguel Fontes: “o objetivo é criar no Hub Criativo do Beato um laboratório vivo que permita testar, demonstrar, afirmar e promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras que contribuam para a melhoria da sustentabilidade ambiental do projeto, com vista a um aumento da resiliência e da capacidade de resposta às alterações climáticas, garantindo o envolvimento ativo dos cidadãos, empresas, autoridades públicas e universidades locais”.

Show More