A Micro é uma empresa suíça de raízes familiares que pensa de forma diferente, e a prova está no seu mais recente projeto, o Microlino.
Um regresso aos anos 40 e 50, o Microlino é uma versão contemporânea do ‘carro-bolha’. É um modelo elétrico concebido a pensar nas deslocações em meio urbano.
O Microlino tem uma configuração semelhante ao clássico L’Oeuf Électrique de 1942 e ao BMW Isetta de 1953: tem um banco único, uma única porta na frente e “espaço para dois adultos e três caixas de cerveja”.
Na parte dianteira e traseira, há faixas LED individuais com ‘piscas’ integrados. O painel tem um display digital na frente do motorista para mostrar as informações relevantes, enquanto a barra de alumínio é uma homenagem às próprias raízes da Micro, as kickscooters. A configuração digital também pode ser adaptada facilmente, por meio de conexão de smartphone, altifalantes Bluetooth portáteis ou outros equipamentos e acessórios.
O Microlino pesa apenas 513 quilogramas e pode atingir 90 km/h. Tem duas opções de bateria: uma com autonomia de 125 quilómetros e outra de 200 quilómetros. A bateria pode ser totalmente carregada em apenas quatro horas numa tomada normal, não havendo opção de carregamento rápido.
É super ágil e tem uma boa capacidade de aceleração”, garante Oliver Ouboter, filho do fundador, diretor de operações e piloto de testes da Micro, acrescentando ainda que a direção também é bastante descontraída, encontrando-se essencialmente no mesmo nível das bicicletas, trotinetes e motocicletas. “Somos movidos pela inovação”, afirma.
A ideia inicial do Microlino foi concebida como um golpe publicitário. Foi exibido no Salão do Automóvel de Genebra de 2016, e os comentários foram de tal forma positivos que a Micro decidiu explorar as possibilidades de produção.
O trabalho começou em janeiro, quando a estrutura do veículo foi estudada para atender aos requisitos de qualidade, segurança e utilização. Isso incluiu um novo chassis, construído em aço prensado e peças de alumínio, tal como um eixo traseiro mais amplo e sistemas de suspensão independentes na dianteira e na traseira.
Devido a regulamentações regionais, por enquanto Ouboter vê o Microlino principalmente como um produto europeu. Atualmente, existem cerca de 21 mil reservas, com 5.000 a 10 mil unidades planeadas para produção no primeiro ano – um número que pode facilmente aumentar, diz Ouboter.
Os preços começam nos 12 mil euros, com produção programada para começar este ano em colaboração com a empresa italiana CECOMP.
Diferentes cores e versões serão anunciadas no verão no Hemisfério Norte. O Microlino adaptar-se-á assim ao gosto de cada um.
A par do Microlino, a empresa também está a trabalhar na Microletta, o conceito de trotinete elétrica de três rodas, baseada no design do ‘carro-bolha’, que combina a estética moderna com o charme ‘retro’.