O nome Yamaha está frequentemente associado a motos de alto desempenho, mas a empresa planeia também fornecer motores para hipercarros elétricos.
A empresa japonesa anunciou, esta segunda-feira, um motor elétrico de grande performance “destinado à instalação e utilização em ‘hiper veículos elétricos'”, de acordo com o comunicado.
O novo motor da Yamaha tem 350 kW (469 cavalos) – entre as potências mais elevadas para um único motor elétrico no mercado atual –, é compacto, graças a um design que trata os componentes mecânicos e elétricos numa entidade única, e possui uma voltagem de 800 V. Foi desenvolvido prevendo já a instalação de várias unidades num só veículo.
A Yamaha notou que tem a capacidade de construir protótipos de acordo com as especificações dos clientes em prazos de tempo curtos, aproveitando a sua tecnologia de produção e conhecimentos nas áreas de fundição, maquinação e montagem, e acrescentou que já está a aceitar encomendas para os protótipos por parte de fabricantes de automóveis e outras empresas que usam motores elétricos de alto desempenho.