Os clássicos Triumph Stag de 1976 e Morgan 4/4 de 1957 foram transformados em veículos elétricos pela empresa britânica Electrogenic.
Steve Drummon, diretor e co-fundador da Electrogenic, explica que “converter carros antigos como estes a energia elétrica é utilizar tecnologia moderna para realçar as suas melhores características”.
Ao Stag de 1976, a Electrogenic removeu o motor Triumph V8 de 3,0 litros e no seu lugar integrou um elétrico ‘Hyper9’ de alta tensão sem escovas, que fornece 80 kW de potência e 235 Nm de binário. Utiliza uma bateria de 37kWh colocada debaixo do chão da bagageira. O Triumph convertido utiliza um carregador Tipo 2 e oferece uma autonomia aproximada de 240 quilómetros (150 milhas).

Bateria Electrogenic do agora elétrico Triumph Stag
No Morgan 4/4, o motor de combustão original de quatro cilindros também foi removido e substituído pelo mesmo sistema de propulsão recebido pelo Triumph Stag. A equipa da Electrogenic também instalou o mesmo conjunto de baterias de 37kWh, oferecendo uma autonomia de condução de até 240 quilómetros, com um único carregamento.

Bateria Electrogenic do agora elétrico Morgan 4/4
Ambos são veículos de clientes privados e, como tal, foram preparados de acordo com as especificações dos mesmos. A Electrogenic oferece um conjunto completo de opções de eletrificação de automóveis clássicos, e cada automóvel convertido é único, mantendo a beleza e construção original, mas adaptando-o às necessidades do proprietário.
Ian Newstead, diretor e co-fundador da Electrogenic salienta o trabalho da empresa, mencionando que adoram “o desafio de transformar belos carros clássicos com tecnologia [pois]significa que poderão continuar a ser usados sem culpa (…) durante anos a fio”.