fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Astypalea, ilha inteligente e sustentável (com a ajuda da Volkswagen)

A ilha grega de Astypalea iniciou o seu caminho na eletrificação, fruto do acordo entre a Volkswagen e o governo grego. A entrega dos primeiros veículos elétricos, no quadro do projeto que revolucionará a ilha grega, já teve lugar. 

O início do processo de transformação que mudará fundamentalmente Astypalea nos próximos anos, com o objetivo de, a longo prazo, se tornar uma ilha emblemática para a mobilidade sustentável e energia verde, já começou e isso é notório logo à saída do aeroporto, com uma nova estação de carregamento para carros elétricos que ostenta o slogan “Ilha Inteligente e Sustentável”, indicando que as vagas de estacionamento são exclusivas para carros elétricos. 

Para marcar o início oficial da transformação, a polícia local foi presenteada com seu novo veículo de serviço: o Volkswagen ID.4 – primeiro carro da polícia elétrico na Grécia. A polícia portuária, as autoridades aeroportuárias e a administração da ilha agora também já se converteram a este tipo de mobilidade. 

O CEO da Volkswagen, Herbert Diess, enfatizou a importância do projeto se expandir para lá da Grécia: “Astypalea será um futuro laboratório de descarbonização na Europa. Procuraremos saber em tempo real o que motiva as pessoas a mudarem para a mobilidade elétrica e quais os incentivos necessários para fazerem a transição para um estilo de vida sustentável”. Diess lembrou ainda que Astypalea é um modelo de transformação promovida pela estreita colaboração entre governos e empresas.

A transformação também inclui uma revolução energética para a eletricidade gerada de forma renovável. 

A energia de Astypalea é atualmente fornecida quase exclusivamente por geradores a diesel, que produzem perto de 5.000 toneladas de emissões de CO2 por ano. No futuro, a energia será predominantemente de origem solar. Como passo inicial, um campo solar com uma produção de 3 megawatts será instalado até 2023, alimentando 100% dos carros elétricos e até 60% de toda a ilha com energia verde.

O novo sistema energético inclui ainda uma bateria de reserva com capacidade de armazenamento de 7 megawatts-hora (MWh), que permitirá o equilíbrio da rede e o aproveitamento ideal da energia solar. Na segunda etapa, a proporção de energia renovável será alargada ainda mais até 2026 e cobrirá mais de 80% das necessidades de eletricidade no futuro. O novo sistema de energia não reduzirá apenas as emissões de CO2, mas também reduzirá os custos de energia. O governo grego prevê uma economia potencial de mais de 25%.

O projeto é significativo além das fronteiras gregas e Astypalea pode servir como um plataforma de testes única, onde os governos de outros países podem ver as oportunidades e os desafios da ilha e depois adaptar o sistema aos seus países. 

Especialistas da Universidade de Strathclyde (Escócia) e da Universidade do Egeu (Grécia) estarão em regular contacto com os cidadãos de Astypalea e recolherão as suas opiniões sobre as mudanças. O estudo visa ajudar a incorporar sistematicamente a perspetiva da comunidade da ilha e obter uma compreensão fundamental do processo de transformação. Os resultados serão então disponibilizados ao público.

Show More