fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Audi apoia projeto de limpeza do rio Danúbio

A Audi juntou-se à Clear Rivers na recolha de lixo no rio Danúbio, através da instalação de uma estrutura construída em plástico reciclado que acumulará os resíduos descartados no rio.

A Audi Environmental Foundation já trabalha com a organização holandesa sem fins lucrativos Clear Rivers desde 2018. A colaboração entre as duas entidades concentra-se em criar soluções inovadoras para combater a poluição por plástico em águas abertas em todo o mundo e na consciencialização dos danos ambientais causados ​​por resíduos descartados sem cuidado. Desta vez, fruto da parceria, a Clear Rivers e a Audi criaram uma ‘armadilha’ para o lixo que flutua no Danúbio, em Budapeste, que também é capaz de filtrar resíduos de plástico da água.

Esta ‘armadilha’ de lixo tem a forma de uma bacia móvel de plástico e foi instalada em frente à Universidade de Tecnologia e Economia de Budapeste. A instalação encontra-se fixada a um pontão flutuante já existente, a partir do qual pode ser facilmente operada. Em contraste com as redes convencionais e os sistemas de vácuo, esta estrutura para recolher o lixo distingue-se pelo facto de não interferir no habitat natural do rio. Quer isto dizer que o sistema não captura peixes e outra fauna fluvial e permite até que possam nadar e mergulhar por baixo dela.  

A Clear Rivers não só faz campanha para a recolha de resíduos descartados descuidadamente nos cursos de água, mas também tem como objetivo estabelecer um ciclo fechado de triagem e reciclagem do plástico e dar-lhe uma nova vida. Os resíduos recolhidos já foram transformados em bancos para veículos Audi. 

Além da instalação desta ‘armadilha’ de captura de resíduos, a marca germânica faz também campanhas para promover a limpeza de cursos de água, bem como para evitar o uso de plástico. Juntamente com a Universidade Técnica de Berlim, está a ser instalado um filtro conectado de drenagem das ruas, para evitar que partículas de plástico entrem no sistema de esgoto e nas águas subterrâneas da capital alemã.

Show More