fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

CUPRA inicia produção do Born; primeiras entregas em novembro

A CUPRA iniciou a produção em série do seu primeiro modelo 100% elétrico, o CUPRA Born, na fábrica de Zwickau, na Alemanha.

Segundo a CUPRA, a producción do Born marca o início de uma nova era, numa ofensiva elétrica em que se pretende transformar numa marca totalmente elétrica até 2030.

O CUPRA Born é um elemento chave na expansão internacional da CUPRA. Com este novo veículo, a marca pretende incrementar em 20% as vendas totais e chegar a novos mercados internacionais, especialmente aos países em que a mobilidade elétrica está mais desenvolvida.

A marca afirma também que o lançamento deste modelo, que estará no mercado a partir de novembro, inaugura uma nova estratégia de distribuição, para estabelecer uma relação “diferente” com o cliente. Por exemplo, os clientes terão a opção de conduzir o CUPRA Born através de um modelo de subscrição mensal.

O CUPRA Born é ainda o primeiro modelo da marca produzido de acordo com um conceito de neutralidade carbónica, através da utilização de energia de fontes renováveis na cadeia de fornecimento. O modelo conta também com assentos fabricados com materais sustentáveis provenientes do mar Mediterrâneo.

De acordo com a marca, o novo CUPRA Born contribuirá, desta forma, para a redução das emissões de CO2 e o cumprimento dos objetivos europeus. Graças à colaboração com a Seaqual Initiative, contribuirá também para a promoção da economia circular e a preservação do Mediterrâneo.

A fábrica de Zwickau é a principal fábrica do Grupo Volkswagen para a produção de veículos 100% elétricos, considerada a maior e mais eficiente fábrica ‘elétrica’ da Europa. Com uma produção diária máxima de 1.400 veículos, a fábrica alemã tem uma capacidade de produção anual de cerca de 330.000 carros elétricos. Além do CUPRA Born, são produzidos em Zwickau outros quatro modelos: os Volkswagen ID.3 e ID.4, e os Audi Q4 e-tron e Q4 Sportback e-tron.

“Produzir o nosso primeiro modelo 100% elétrico na maior fábrica de veículos elétricos da Europa proporcionará aprendizagens valiosas enquanto procuramos construir veículos eléctricos em Martorell [Espanha] a partir de 2025. A nossa ambição é produzir mais de 500.000 veículos elétricos urbanos por ano em Espanha para diferentes marcas do Grupo”, afirmou Wayne Griffiths, CEO da CUPRA.

A empresa destacou uma equipa de engenheiros para Zwickau com o objetivo de monitorizar a produção do CUPRA Born e recolher dados para a futura produção de veículos elétricos na fábrica de Martorell.

Show More