A aeronave totalmente elétrica Spirit of Innovation, da Rolls-Royce, completou o seu primeiro voo. Descolou de Boscombe Down, base de testes da Royal Air Force do Reino Unido e voou por aproximadamente 15 minutos.
O voo marca o início de uma intensa fase de testes de voo para recolher dados de desempenho no sistema de energia elétrica e propulsão da aeronave. A aeronave tem motorização elétrica que, segundo a Rolls-Royce, é a bateria com maior densidade de energia já produzida para uma aeronave.
Metade do financiamento do projeto é fornecido pelo Instituto de Tecnologia Aeroespacial, em parceria com o Departamento de Negócios, Energia e Estratégia Industrial e Innovate UK. Na corrida até à COP26, o programa ACCEL é mais uma prova da posição do Reino Unido na vanguarda da revolução das aeronaves com emissão zero.
Segundo Gary Elliott, CEO do Instituto de Tecnologia Aeroespacial, estão a ser financiados projetos como o ACCEL para “ajudar o Reino Unido a desenvolver novas capacidades e garantir a liderança nas tecnologias que irão descarbonizar a aviação”.
A Rolls-Royce tem como objetivo oferecer um sistema completo de propulsão elétrica, seja uma aeronave elétrica de descolagem e aterragem vertical (eVTOL) ou de transporte regional.
A tecnologia do projeto ACCEL será aplicada nesse tipo de veículos (eVTOL), já que a empresa garante que as características que os ’táxis aéreos’ exigem das baterias são muito semelhantes ao que está a ser desenvolvido para o Spirit of Innovation para que possa atingir velocidades de 480 km/h.
Além disso, a Rolls-Royce e a airframer Tecnam estão, atualmente, a trabalhar com a Widerøe, a maior companhia aérea regional da Escandinávia, para entregar um avião de passageiros totalmente elétrico, com entrada ao serviço prevista para 2026.