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Sony Honda Mobility: nova joint-venture lança primeiro carro em 2025

A Sony e a Honda anunciaram oficialmente a formação da Sony Honda Mobility, uma joint-venture detida em partes iguais pelas duas empresas que começará a vender automóveis elétricos em 2025.

Cada uma das partes investirá 5 mil milhões de yen (cerca de 3,5 milhões de euros) na parceria, anunciada pela primeira vez em março. Yasuhide Mizuno, executivo-sénior da Honda, e Izumi Kawanishi, vice-presidente executivo da Sony, serão respetivamente o presidente e o diretor executivo de operações da nova empresa.

De acordo com as informações divulgadas em março, a Honda trará para esta nova empresa o seu conhecimento e experiência em desenvolvimento e comercialização de veículos, tecnologias de segurança, capacidade de produção e serviços pós-venda. Por seu lado, a Sony oferecerá as suas capacidades de desenvolvimento e implementação de sistemas de imagem, sensores, telecomunicações, redes e tecnologias de entretenimento.

Além do desenvolvimento e comercialização de veículos elétricos, a Sony Honda Mobility também deverá disponibilizar outros serviços para a mobilidade, à semelhança de outros fabricantes.

Este é mais um passo importante para a Honda, que vinha sendo alvo das críticas de alguns investidores por não acompanhar a maioria das grandes marcas mundiais no desenvolvimento de veículos isentos de emissões – até à data lançou apenas um modelo 100% elétrico, o Honda – e por alguma falta de ambição no domínio das tecnologias de apoio à condução, nomeadamente a área da condução autónoma.

Recentemente, o fabricante japonês anunciou o objetivo de lançar 30 novos modelos elétricos e atingir uma capacidade de produção anual de 2 milhões de VE até 2030. No início do ano, anunciou também uma parceria com a General Motors para lançar uma série de automóveis elétricos de baixo preço baseados numa plataforma desenvolvida em conjunto pelas duas empresas.

A Sony, por sua vez, faz finalmente a sua entrada na indústria automóvel, depois de vários meses de especulação. À medida que os sistemas eletrónicos e o software assumem cada vez maior centralidade nos automóveis, era de esperar que o gigante japonês procurasse capitalizar a sua vasta capacidade nestas áreas para se posicionar no lucrativo mercado da mobilidade.

Toshihiro Mibe, CEO de Honda Motor, declarou a propósito da nova empresa: “Estamos muito contentes por assinar este acordo com a Sony, que tem capacidades em tecnologia digital avançada e partilha da nossa vontade de assumir novos desafios. Desdo o seu anúncio em março, muitos manifestaram as suas expectativas sobre esta joint-venture. Na nova empresa esforçar-nos-emos por criar novo valor através da fusão provocada pela combinação das nossas diferentes indústrias, pelo que eestamos ansiosos pelos desenvolvimentos futuros.

Por sua vez, Kenichiro Yoshida, CEO da Sony, afirmou; “À medida que continuamos a nossa aprendizagem nas áreas da segurança, entretenimiento e adaptabilidade, entusiasma-nos termos encontrado um parceiro, a Honda, com amplas capacidades e conhecimentos globais, e assinar o acordo de joint-venture entre as duas empresas”.

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