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Volkswagen inicia construção da sua primeira ‘gigafactory’

A Volkswagen iniciou a construção da sua primeira fábrica de células de baterias para veículos elétricos, em Salzgitter, Alemanha, ao mesmo tempo que lançou a PowerCo, a nova empresa do Grupo que irá agrupar as suas atividades globais na área das baterias.

Sediada precisamente em Salzgitter, a nova empresa irá, com efeito imediato, gerir as operações internacionais das fábricas, o desenvolvimento da tecnologia de células de bateria, a integração vertical da cadeia de valor e o fornecimento de máquinas e equipamentos às fábricas. Com planos de investimento superiores a 20 mil milhões de euros, espera gerar receitas na mesma ordem de valores e criar cerca de 20.000 empregos na Europa. No futuro, a empresa planeia ainda expandir as suas atividades para outros áreas e produtos, como sistemas de armazenamento para redes de energia.

A nova fábrica de células de bateria da Volkswagen em Salzgitter entrará em funcionamento em 2025 e, quando estiver a funcionar em pleno, terá uma capacidade de produção anual de 40 GWh, suficiente para cerca de meio milhão de veículos elétricos.

É também o modelo para futuras fábricas de células de bateria do Grupo Volkswagen: “O que testámos milhões de vezes com plataformas de veículos, como a MQB e a MEB, também lançará as bases para estabelecer a produção de células: estaremos a padronizar com base em padrões europeus e upscaling. Desta forma, combinaremos velocidade e otimização de custos com os mais altos níveis de qualidade”, afimou o CEO da PowerCo, Frank Blome.

A padronização abrangerá equipamentos, edifícios e infraestruturas, mas também produtos, processos e Tecnologias de Informação. Com isto, a Volkswagen espera criar fábricas que podem ser rapidamente convertidas para inovações a nível de de produto e produção. As fábricas utilizarão exclusivamente eletricidade de fontes renováveis e serão projetadas para integrarem processos de reciclagem em circuito fechado, no futuro.

O objetivo da marca germânica passa por atingir uma capacidade anual de produção de 240 GWh, com seis fábricas na Europa, desenvolvidas e operadas em conjunto com parceiros. Depois de Salzgitter, a próxima fábrica de células será construída em Sagunto, na região de Valência, Espanha; e a marca afirma estar já a avaliar localizações possíveis para outras três instalações. Está ainda a considerar a possibilidade de abrir novas fábricas na América do Norte.

, a primeira das quais localizada em Sagunt, na região de Valência, Espanha. Neste momento, a marca alemã está a avaliar possíveis localizações para mais três fábricas – o objetivo é uma capacidade de produção anual combinada de 240 GWh em 2030, com seis fábricas desenvolvidas e operadas com diferentes parceiros.

A Volkswagen também revelou a célula unificada prismática anunciada no Power Day de 2021. Produzida com recurso a energia renovável e passível de ser reciclada em mais de 90%, permite a utilização flexível de uma série de diferentes químicas e será usada em 80% de todos os modelos do Grupo. A nova célula unificada aproveita sinergias e permitirá também reduzir até 50% os custos das baterias. A marca declara que os protótipos produzidos até o momento demonstraram um “desempenho altamente promissor” em parâmetros como autonomia, tempos de carregamento e segurança, essenciais para um futuro padrão industrial.

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