As estações de carregamento Supercharger da Tesla que estão abertas a utilizadores de veículos elétricos de outras marcas encontram-se numa situação de ilegalidade, na Alemanha, devido à ausência de um contador de kWh nas unidades.
De acordo com o diário Handelsblatt, os carregadores da Tesla violam a os regulamentos de calibração alemães, que determinam que as unidades de carregamento devem incluir um medidor que mostre com precisão a quantidade de corrente utilizada, de forma a que os clientes possam ter informação exata sobre a energia que lhes é faturada. Esta determinação aplica-se tanto às estações públicas, como aos carregadores privados, em domicílios e empresas.
As estações Supercharger da Tesla não têm qualquer tipo de ecrã; os utilizadores podem monitorizar as sessões de carregamento através da aplicação móvel da marca, nos seus smartphones. Existem unidades de outras empresas de carregamento que também infringem a lei, mas a rede da Tesla é aquela que inclui maior número de estações ‘ilegais’.
No ano passado, a Tesla anunciou que pretendia abrir a sua rede de carregamento rápido Supercharger a utilizadores de veículos elétricos de outras marcas. Em novembro, iniciou o primeiro programa-piloto, em dez estações de carregamento nos Países Baixos, declarando que planeava expandi-lo lentamente, à medida que reunia informações sobre a experiência de utilização, quer por parte dos condutores de outros veículos, como dos seus próprios clientes, confrontados com maior volume de tráfego nas estações.
Em janeiro de 2022, a Tesla expandiu o programa a estações de carregamento na Noruega e em França e, um mês mais tarde, à totalidade das estações nos Países Baixos. Em maio, foi a vez de Espanha e Reino Unido, seguidos de Bélgica, Suécia e Áustria, e em junho, o programa-piloto chegou finalmente a estações na Alemanha, Suíça, Luxemburgo, Dinamarca e Finlândia.
Quando a Tesla abriu a rede Supercharger ao público na Europa, esta converteu-se automaticamente na maior rede pública de carregamento rápido de mais de 150 kW do continente. Os equipamentos e serviços da rede têm contudo de se conformar a uma diversidade de regulamentos nacionais distintos, o que não se verificou, na totalidade, no caso da Alemanha.
O diretor do Gabinete Estadua de Pesos e Medidas da Baviera, Thomas Weberpals, disse ao Handlesblatt que cabe à Tesla modernizar as estações e que esta está a trabalhar nesse sentido, pelo que as autoridades alemãs não planeiam, de momento, atuar: “A operação ilegal não é impedida nem sancionada. Foi e está a ser trabalhada em direção a uma situação legal”.