fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Suecos ‘mostram’ dimensão das emissões na produção de uma moto elétrica

A empresa estatal de energia Vattenfall e o fabricante de motas elétricas CAKE, apresentaram uma iniciativa que permite visualizar as emissões de carbono associadas à produção de um dos modelos da segunda.

No âmbito do projeto Cleanest Dirt Bike Ever, a Vattenfall e CAKE colaboram desde 2021 com o objetivo de produzir o primeiro veículo verdadeiramente livre de combustíveis fósseis – a offroader elétrica CAKE Kalk OR.

O primeiro passo no processo de descarbonização foi desmontar a mota e medir o impacto, do ponto de vista climático, de cada peça individual. As duas empresas trabalharam juntas para quantificar as emissões de carbono desde a primeira etapa do processo de fabricação de cada componente, bem como a montagem final – da matéria-prima ao produto acabado.

A avaliação do ciclo de vida (LCA) concluiu que a produção de uma CAKE Kalk OR resulta atualmente em emissões de 1.186 kg de CO2e, o equivalente a um volume de 637 metros cúbicos. Uma parte integrante da colaboração Cleanest Dirt Bike Ever é assim um cubo com arestas de 8,6 metros, que representa o volume de emissões criadas na produção do veículo, permitindo uma visualização tridimensional da pegada de carbono associada.

De acordo com as duas empresas, a visualização em si é uma abordagem inovadora para construir um amplo entendimento para um problema global urgente que é frequentemente falado, mas difícil de compreender. O objetivo do cubo é consciencializar os consumidores, inspirar a indústria em geral e posicionar a Vattenfall e a CAKE como líderes na transição para a produção livre de combustíveis fósseis.

O projeto prevê ainda várias medidas para reduzir o volume de CO2 emitido – cada passo bem sucedido resultará na redução do volume. Segundo a CAKE, o caminho para a produção livre de combustíveis fósseis envolverá a empresa e os seus fornecedores, bem como vários produtores de componentes inovadores e materiais alternativos, que oferecem oportunidades para reduzir ainda mais as emissões.

“O popular termo ‘veículos livres de combustíveis fósseis’ significa greenwashing até que toda a produção esteja descarbonizada, independentemente do combustível com que funcionam. Na verdade, a maioria das empresas não conhece a pegada de carbono de seus próprios produtos. Para entender e enfrentar nosso próprio impacto, medimos as emissões de toda a nossa cadeia de produção de uma CAKE Kalk OR e começamos a descarbonizar cada etapa ao mínimo até 2025. Ao fazer isso, nossa segunda contribuição mais importante para o planeta é inspirar outros fabricantes a intensificar [os seus esforços] e fazer o mesmo”, afirmou Stefan Ytterborn, fundador e CEO da CAKE.

As duas empresas suecas declaram ainda que tudo o que é produzido resulta numa determinada pegada de carbono e, consequentemente, os consumidores podem fazer uma grande diferença, consumindo menos e mais conscientemente se tiverem a oportunidade de entender o que significa ‘livre de combustíveis fósseis’. Por exemplo, estudos mostram que 83% dos proprietários de veículos elétricos acreditam que já estão a fazer o suficiente pelo clima mas, na realidade, um carro elétrico de tamanho médio resulta num volume de 25 a 35 toneladas de CO2e emitidas (13.359 a 18.703 m3), valor que os fabricantes raramente conseguem fornecer.

Show More