A Polestar revelou oficialmente o Polestar 3, o terceiro modelo e o primeiro SUV da marca sueca de performance elétrica.
O Polestar 3 estreia um novo perfil aerodinâmico com uma “postura ampla e poderosa”, nas palavras do comunicado da marca. Isto foi conseguido através de uma otimização aerodinâmica subtil, mas efetiva, incluindo uma asa dianteira integrada no capot, outra integrada no spoiler traseiro, e lâminas aerodinâmicas traseiras.
O SUV chega numa configuração com motor duplo e potência adicional na traseira. A versão standard apresenta-se com uma potência de 360 kW e binário de 840 Nm, mas o Pack Performance opcional permite um acréscimo até 380 kW e 910 Nm, respetivamente.
O one-pedal drive ajustável está também incluído, bem como a função elétrica TVDC – Electric Torque Vectoring Dual Clutch no eixo traseiro – uma evolução da tecnologia inicialmente apresentada no Polestar 1. O Polestar 3 possui ainda uma função de desativação para o motor elétrico traseiro, permitindo que o automóvel seja capaz de funcionar somente com o motor elétrico dianteiro, de forma a economizar energia quando as circunstâncias o permitem.
O controlo avançado do chassis é proporcionado pela suspensão de dupla câmara, caraterística de série, que permite que os amortecedores se adaptem às condições da estrada uma vez a cada dois milissegundos (500 Hz).
“O nosso objetivo era oferecer a performance e a precisão que define todos os automóveis Polestar, sem comprometer o conforto da sua condução diária. Para isso, utilizámos novas componentes como a suspensão adaptativa para proporcionar um ‘feeling Polestar’ a este tipo de automóvel”, explica Joakim Rydholm, Chief Chassis Engineer da Polestar.
O pack de baterias de 111 kWh permite uma autonomia WLTP máxima declarada de 610 km (dados preliminares). A bateria de iões de lítio apresenta uma célula de design prismático incluído num compartimento de proteção de alumínio com reforço em aço boro e arrefecimento líquido. Vem também equipado de série com uma bomba de aquecimento para precondicionar a climatização e a bateria. Inclui ainda capacidade de carregamento bidirecional V2G (Vehicle-to-Grid).
À semelhança do Polestar 2, a lista de equipamentos de série é extensa, com poucos opcionais “para simplificar o processo de configuração e a logística de produção”, de acordo com a marca. Todas as versões incluem suspensão pneumática, teto panorâmico de vidro, iluminação LED interior e exterior, puxadores de porta retráteis com sensor de proximidade e jantes de 21 polegadas.
O Pack Plus e o Pack Pilot são incluídos de série nas encomendas do primeiro model year e incluem ainda caraterísticas como o sistema áudio de 25 colunas da Bowers & Wilkins e sistema de som surround 3D, capacidade Dolby Atmos, fecho suave das portas, head-up display e Pilot Assist.
A Polestar afirma que os materiais utilizados no interior do seu primeiro SUV foram selecionados pelas suas características sustentáveis, onde se incluem os materiais biológicos da MicroTech, com couro animal certificado e estofos em lã totalmente rastreáveis.
O Android Automotive OS, desenvolvido em parceria com a Google, surge novamente no sistema operativo do automóvel através de um display central de 14.5 polegadas. A Polestar declara que este é o primeiro automóvel do mundo com sistema Google integrado. As atualizações OTA (over-the-air) permitirão melhorias de software e a introdução de novas caraterísticas sem a necessidade de o proprietário se deslocar a um ponto de serviço.
A nível de segurança, oPolestar 3 inclui, de série, um módulo de cinco radares, cinco câmaras externas e doze sensores ultrassónicos. A SmartZone situada na zona inferior da asa dianteira, incorpora vários dos sensores dianteiros, um módulo de radar aquecido e uma câmara No interior, duas câmaras para monitorizar o condutor fazem a estreia da tecnologia de rastreio ocular da Smart Eye num modelo Polestar, sendo capazes de monitorizar os olhos do condutor para enviar mensagens de aviso, sons ou ativar mesmo uma função de paragem de emergência ao detetar a presença de um condutor distraído ou sonolento.
Outro destaque é o sistema de radar interior, capaz de detetar movimentos à escala submilimétrica, protegendo assim as crianças e os animais que tenham sido deixados acidentalmente no automóvel. O novo sistema está ligado ao sistema de climatização do veículo para evitar sobreaquecimento ou hipotermia.
A Polestar avança ainda que o 3 será o primeiro automóvel de uma nova tecnologia de base elétrica desenvolvida e partilhada com a Volvo Cars. A produção para os mercados deste lançamento inicial deverá começar nas instalações da Volvo Cars de Chengdu, na China, nesta primeira fase a partir de metade de 2023, e irá culminar com as primeiras entregas, previstas para o quarto trimestre do mesmo ano.
A partir de metade de 2024, prevê-se que a produção do Polestar 3 seja também realizada nas instalações da Volvo Cars de Ridgeville, no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos – a partir dessa altura está previsto que a produção para a América do Norte e para os outros mercados mude da China para os Estados Unidos. As primeiras entregas provenientes desta fábrica deverão chegar ao mercado a partir do meio de 2024.
No lançamento, o Polestar 3 Long range Dual motor (360 kW, 840 Nm) estará disponível a partir de 94,900€. As encomendas estão abertas online desde ontem, 12 de outubro de 2022, em todos os mercados de lançamento inicial, onde se inclui Portugal.