fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Audi cria filtro de partículas capaz de limpar o ar

A Audi está a trabalhar com o seu fornecedor Mann+Hummel num projeto-piloto para desenvolver um filtro para carros elétricos que recolhe partículas da atmosfera circundante. A tecnologia está a ser demonstrada no Greentech Festival, a decorrer em Londres.

A carca germânica avança que, independentemente do sistema de propulsão de um veículo, 85% das poeiras finas resultantes do tráfego rodoviário são causada por travões, pneus ou abrasão da estrada. As partículas mais pequenas, dificilmente perceptíveis a olho nu, têm diâmetros na ordem de 10 micrómetros, podendo ser facilmente inaladas.

No ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou a adoção de limites de material particulado significativamente mais baixos do que no passado, mas, segundo especialistas, na Alemanha estes novos valores seriam impossíveis de cumprir em muitas áreas urbanas.

O novo filtro de partículas da Audi funciona de forma semelhante aos sistemas estacionários que já estão em uso em algumas cidades. A versão móvel, instalada na parte frontal do automóvel, garante a absorção das emissões de partículas de um carro como o Audi e-tron, mas também as de outros veículos, exatamente onde são geradas.

O projeto piloto foi lançado em 2020 e será executado por um período de quatro anos. O filtro é integrado no fluxo de ar existente no veículo, na frente do radiador, pelo que são necessárias poucas modificações no automóvel, de forma a reduzir custos. O elemento filtrante é controlado através da entrada de ar de refrigeração comutável e a sua função mecânica é comparável à de um aspirador convencional. Por um princípio semelhante, as partículas finas de poeira permanecem presas ao filtro e o ar ainda pode fluir através dele.

Até agora, o filtro foi usado em veículos de teste Audi e-tron. Durante a condução, filtra passivamente por meio do movimento do veículo; o ar flui através do sistema de filtro, que captura até as partículas de menores dimensões.

Outra possibilidade é filtrar durante o carregamento estacionário. Uma ventoinha já incorporada em cada veículo elétrico capta o ar ambiente através do radiador – o sistema tira partido deste processo e pode assim filtrar ativamente o ar que passa através dele, garantindo que as partículas mais pequenas sejam absorvidas. Esta capacidade é, segundo a Audi, especialmente vantajosa em ambientes urbanos, onde a poluição tende a ser maior do que em áreas rurais.

As avaliações realizadas procuraram determinar também se a tecnologia afeta o uso geral do veículo. A marca germânica anuncia que, após mais de 50.000 quilómetros de testes de resistência no Audi e-tron, os filtros demonstraram não ter efeitos negativos sobre o funcionamento do veículo elétrico, inclusive em dias quentes de verão ou durante o carregamento rápido.

A Audi afirma que o sistema mostra-se tão eficaz que, dependendo do cenário de utilização, as partículas do e-tron são completamente filtradas numa cidade altamente poluída como Estugarda. Para tornar o sistema ainda mais eficiente, a marca está a trabalhar com Mann+Hummel para se ligar a sensores existentes, como estações meteorológicas, além de desenvolver uma forma de exibir, no painel do veículo, informações sobre a atividade do sistema.

O filtro é de fácil manutenção e só deve ser substituído quando o intervalo de manutenção regular for atingido. A análise do ciclo de vida de todo o sistema de filtragem mostrou que é capaz de captar 14,9 kg de equivalentes de CO2. O próprio filtro consiste em 15% de material reciclado e todo o sistema é 60% reciclado.

Show More