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Hyundai anuncia roteiro para veículos definidos por software

O Hyundai Motor Group anunciou uma nova estratégia global para transformar todos os seus modelos em veículos definidos por software (Software Defined Vehicles, SDV) até 2025.

A iniciativa, apresentada durante o fórum global online do Grupo, intitulado Unlock the Software Age (“Desbloquear a Era do Software”), proporcionará, de acordo com a empresa sul-coreana, “uma era de mobilidade sem precedentes”, possibilitando a atualização remota de aspetos ligados ao desempenho e a funcionalidade dos veículos.

O Grupo também partilhou planos para transformar a experiência do cliente ao longo de toda a vida útil do veículo, oferecendo “uma nova era de mobilidade através de tecnologia”, com atualizações de software permanentes.

A partir de 2023, todos os modelos recém-lançados do Hyundai Motor Group estarão assim equipados para receber atualizações remotas de software. Essa transformação aplicar-se-á não apenas aos modelos elétricos, mas também aos equipados com motor de combustão interna. Todos os segmentos de veículos do Grupo vendidos em todo o mundo evoluirão para serem definidos por software até 2025.

Os clientes poderão atualizar remotamente o desempenho e a funcionalidade dos seus automóveis sem terem de se deslocar a um concessionário. Uma vez que os veículos podem ser atualizados constantemente, a Hyundai afirma que o seu valor residual aumentará em conformidade. O Grupo introduziu inicialmente este serviço em 2021 e, a partir de 2023, irá expandi-lo para modelos em diversas regiões do mundo que tenham possibilidade de receber serviços de automóveis conectados (Connected Car Services, CCS).

O Grupo oferecerá também serviços de funcionalidade a pedido (Feature on Demand, FoD) a partir do próximo ano, o que permitirá aos clientes selecionar e adquirir funções e funcionalidades que satisfaçam as suas necessidades e gostos, dando-lhes “a liberdade de criar veículos que melhor correspondam aos seus estilos de vida”.

O Grupo espera que 20 milhões de veículos estejam registados no serviço de automóveis conectados em todo o mundo até essa data. Os modelos equipados com funcionalidades avançadas de telecomunicações “criarão valor e possibilidades sem precedentes”, nas palavras da marca.

A grande quantidade de dados gerados por estes 20 milhões de veículos com subscrição dos CCS fornecerá as bases para o desenvolvimento de serviços personalizados. O Grupo planeia oferecer serviços que possam melhorar os requisitos individuais dos clientes e lidar com o grande volume de dados dos veículos de forma rápida e fiável.

Adicionalmente, os dados de automóveis conectados estabelecerão uma rede com futuras soluções de mobilidade do Grupo, incluindo Veículos Construídos para Fins Específicos (Purpose Built Vehicles, PBV), Mobilidade Aérea Avançada (Advanced Air Mobility, AAM), robotáxis e robôs. Através da criação de uma nova plataforma de dados, serão prestados serviços através da conexão e tratamento dos diversos dados gerados ao longo do ciclo de vida dos automóveis, além de se promover a criação de um ecossistema aberto em parceria com diversos setores industriais, tais como a logística e o alojamento.

O Grupo fará também um forte investimento em software, para integrar tecnologias de hardware e software e melhorar e incorporar as capacidades da tecnologia de mobilidade. Até 2030, planeia investir 18 biliões de won (mais de 13 milhões de euros) em recursos, incluindo o estabelecimento de um novo Centro Global de Software, para acelerar o desenvolvimento de SDV.

“Ao transformar todos os modelos em Veículos Definidos por Software até 2025, o Hyundai Motor Group redefinirá totalmente o conceito do automóvel e assumirá a liderança no advento de uma era de mobilidade nunca antes experimentada”, refere o presidente e diretor da Divisão de Investigação e Desenvolvimento do Hyundai Motor Group, Chung Kook Park. “Criar veículos visionários com a capacidade de evoluir através de software permitirá aos clientes manterem os seus veículos atualizados com as funcionalidades e a tecnologia mais recentes, muito depois de saírem da fábrica”, sublinhou.

Plataforma de veículos elétricos para acelerar a transformação dos SDV

O Grupo planeia também reduzir significativamente o tempo necessário para todos os processos de produção em massa, incluindo planeamento, design e fabrico, desenvolvendo uma plataforma partilhada de hardware e software para automóveis. Isso permitirá que os componentes das viaturas sejam partilhados em diferentes segmentos de veículos, levando a um desenvolvimento mais eficiente dos diferentes modelos e a uma maior redução de custos.

O software de veículos permanentemente atualizável reforçará a capacidade de o Hyundai Motor Group garantir fluxos de receita diversificados e estáveis. A rentabilidade do Grupo também registará uma melhoria, reduzindo o tempo de desenvolvimento dos veículos e os custos, através da padronização das plataformas.

Em 2025, o Grupo irá lançar veículos com base nas suas duas novas plataformas de EV, designadas eM e eS. Estas novas plataformas serão criadas de acordo com o sistema de Arquitetura Modular Integrada (Integrated Modular Architecture, IMA) do Grupo.

A plataforma eM está a ser desenvolvida especificamente para EV em todos os segmentos, e fornecerá uma melhoria de 50% na autonomia de condução com um único carregamento, comparativamente aos EV atuais. A plataforma eM também está a ser desenvolvida para suportar tecnologia de condução autónoma de Nível 3 ou superior, assim como funcionalidades de atualização de software OTA.

A plataforma eS do Grupo será desenvolvida como um skate de EV exclusivamente para veículos para fins específicos, com uma estrutura flexível, de forma a ser capaz de satisfazer necessidades B2B e fornecer soluções à medida para empresas que atuam nos setores de distribuição, logística e TVDE.

“Em 2025, o Hyundai Motor Group apresentará veículos com dois tipos de plataforma: eM, uma plataforma específica para os EV de passageiros; e eS, uma plataforma exclusiva para veículos construídos para fins específicos”, explica o vice-presidente executivo do Centro de Desenvolvimento de Eletrónica e Infotainment do Hyundai Motor Group, Paul Choo. “Estas novas plataformas estão a evoluir de acordo com a Arquitetura Modular Integrada do Hyundai Motor Group, o que levará a uma maior padronização e modularização dos componentes principais dos veículos elétricos, como baterias e motores, oferecendo ao mesmo tempo vantagens em setores adicionais aos veículos elétricos”.

A Hyndai avança que a sua Arquitetura Modular Integrada facilitará a padronização e a modularização dos principais componentes de EV. Por exemplo, ao padronizar as baterias e motores elétricos que atualmente variam em cada modelo de EV, o Grupo aplicará componentes comuns aos diferentes veículos de forma flexível, expandindo a gama de forma eficiente.

De igual forma, está também a proceder à integração do controlador do veículo, para atualizar o sistema de software de forma mais eficiente. Dessa forma, o número total de controladores pode ser reduzido de forma significativa, ao integrar os componentes elétricos de nível inferior geridos por controladores de nível superior.

O controlador integrado permitirá o desenvolvimento eficiente de diversos segmentos de veículos e modelos estratégicos otimizados para cada região, e facilitará o processo de adição de novas funcionalidades e a melhoria do desempenho. O ciclo de atualizações de software será encurtado, ao passo que a frequência aumentará. A tecnologia também permite agir mais rapidamente para satisfazer as necessidades do mercado e dos clientes.

O infotainment e o Sistema Avançado de Assistência à Condução (Advanced Driving Assistance System, ADAS) estão atualmente a ser submetidos a melhorias de funcionamento com a introdução da tecnologia de controlador integrado. Até 2025, tanto o controlador de conforto como o de condução também serão integrados gradualmente.

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