Em 2030, a Rolls-Royce terá um portfólio de produtos totalmente elétrico e deu o primeiro passo rumo a esse futuro, apresentando oficialmente o seu primeiro automóvel elétrico a bateria – o Spectre.
Trata-se do Rolls-Royce mais potente de sempre – apesar de a marca britânica afirmar que as especificações estão ainda a ser “refinadas, o Spectre deve atingir 577 cv de potência e um binário de 900 Nm. O arranque parado até aos 100 km/h a cumpre-se em 4,4 segundos e a autonomia WLTP deverá rondar os 520 km.
A suspensão “planar”, aliada aos desenvolvimentos a nível de hardware e software permite, segundo a marca, respostas precisas aos inputs da condução e às condições da estrada. O sistema utiliza a massa do veículo para absorver as vibrações de baixa e alta frequência da estrada. Possibilita o desacoplar das barras estabilizadoras do automóvel, permitindo que cada roda atue de forma independente para responder mais eficazmente às irregularidades do piso.
Quando uma curva é identificada como iminente, o sistema reacopla os componentes e endurece os amortecedores, e o sistema de direção nas quatro rodas é ativado para garantir que a curva é efetuada com o mínimo de esforço – 18 sensores permitem ajustar os parâmetros de direção, travagem, entrega de potência e suspensão para que o Spectre permaneça estável.
A marca confirmou ainda que o Spectre utiliza a mesma plataforma do lendário Phantom, mas a bateria integrada torna-o no Rolls-Royce mais rígido de sempre em aproximadamente 30%.
Este “super-coupé elétrico” apresenta-se com 5,45 metros de comprimento, 2,08 de largura e uma distância entre eixos de 3,21 metros. A nível de design exterior, a Rolls-Royce destaca a grelha frontal, elemento icónico dos modelos da marca, que no Spectre é a maior de sempre (e iluminada) – apesar de ser um elemento dispensável num automóvel elétrico.
Além do design fastback, das jantes de 23 polegadas e das inéditas duas portas, de abertura contrária, o caráter desportivo do Spectre é reforçado ainda pela postura mais baixa do Spirit of Ecstasy – a pequena estatueta que adorna a frente de todos os Rolls-Royce e o símbolo por excelência da marca britânica.
No interior, o Spectre oferece o luxo habitual dos automóveis Rolls-Royce, com possibilidades de personalização virtualmente infinitas. A marca afirma também que é o seu modelo “mais conectado de sempre” – o Spectre está equipado com uma arquitetura digital redesenhada, denominada SPIRIT, que além da gestão das funções do veículo, está também integrado com a aplicação Whispers da marca, permitindo que os clientes interajam remotamente com automóvel.
Pela primeira vez num Rolls-Royce de produção em série, o Spectre está disponível com as portas Starlight, que incorporam 4.796 pequenos pontos de luz, invisíveis quando o automóvel não está em funcionamento. O tema noturno continua com um dossel destas ‘estrelas’ no teto do veículo e em torno da placa de indentificação ‘Spectre’ localizada no painel do passageiro.
O Rolls-Royce Spectre, “declaração de intenções e um símbolo de um futuro brilhante e audaz”, nas palavras da marca, será lançado no mercado no quarto trimestre de 2023.