fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Honda apresenta o e:Ny1

A Honda revelou seu segundo veículo elétrico a bateria, denominado e:Ny1. Depois do compacto urbano Honda e, lançado em 2021, este é o segundo elétrico puro da marca japonesa a chegar à Europa, tendo sido “projetado para atender à crescente procura dos clientes por SUV totalmente elétricos do segmento B”.

O Honda e:Ny1 é também o primeiro automóvel construído com base na arquitetura e:N F do fabricante nipónico, uma plataforma para veículos de tração frontal focada em três atributos fundamentais: estrutura de carroçaria dedicada de elevada rigidez, baixo centro de gravidade e uma aerodinâmica inferior (sob o piso) “cuidadosamente gerida” para garantir que o automóvel proporciona “uma condução divertida e inspiradora de confiança”.

O e:Ny1 apresenta-se com uma potência máxima de 150 kW (204 cv) e 310 Nm de binário, tendo sido projetado, segundo a Honda, para disponibilizar “acelerações e desacelerações suaves e confortáveis”. A bateria de ião-lítio de 68,8 kWh garante uma autonomia máxima (WLTP) de 412 km, com capacidade de carregamento rápido DC que lhe permite carregar de 10% a 80% em cerca de 45 minutos.

Em termos de dinâmica de condução, a Honda explica que o chassis totalmente novo, desenvolvido especificamente para veículos elétricos a bateria, garante elevada rigidez torcional, graças ao aço de alta resistência, utilizado em 47% do corpo do e:Ny1.

A Honda destaca a “arrojada e sofisticada” estética exterior do e:Ny1, resultado de uma frente curta, rodas grandes e grande distância entre eixos. No interior, a marca japonesa garante “espaço interno e conforto notáveis”, chamando ainda a atenção para o sistema de infoentretenimento com ecrã tátil de 15,1 polegadas, orientado verticalmente, bem como para “várias opções de armazenamento”, o carregamento sem fio de smartphones, a iluminação ambiente e o teto solar panorâmico.

“O e:Ny1 é o próximo passo lógico na nossa viagem de eletrificação na Europa. A nossa filosofia de desenvolvimento combina tecnologia inteligente e centrada no cliente, com um design belo e uma dinâmica de condução divertida. Este último SUV exemplifica o compromisso da Honda com a eletrificação e é o último passo na viagem de eletrificação da Honda”, afirmou Tom Gardner, vice-presidente sénior da Honda Motor Europe.

A Honda não revelou ainda a agenda de lançamento do e:Ny1, mas espera-se que o novo SUV esteja disponível ainda este ano.

Show More