A empresa chinesa Greater Bay Technology alcançou um avanço significativo ao desenvolver uma bateria que resolve um dos principais desafios dos carros elétricos de hoje: o desempenho a baixas temperaturas. A empresa afirma que a sua bateria tem uma autonomia de 1.000 quilómetros e pode ser carregada em apenas 6 minutos. Isto foi possível graças à utilização de materiais supercondutores e de um sistema de gestão térmica que aquece a bateria de -20°C a 25°C em cinco minutos. Desta forma, a bateria mantém um desempenho contínuo, seja qual for a temperatura ambiente.
A Greater Bay Technology desvinculou-se do grupo chinês GAC em 2020 para se tornar um fabricante independente de baterias. Em apenas dois anos, a empresa atingiu uma avaliação de mais de mil milhões de dólares, evidenciando assim o enorme potencial dos seus avanços tecnológicos.
A bateria Phoenix, como é chamada, não só resolve o problema do tempo de carregamento dos veículos elétricos, bem como outras questões complexas. Tanto nos dias quentes como nos dias frios, a autonomia da bateria Phoenix não será afetada. Huang Xiangdong, co-fundador e presidente da Greater Bay Technology, afirma que quando os veículos elétricos puderem ser conduzidos como os carros a gasolina, existirá uma maior probabilidade de adoção em massa.
Este avanço coloca a indústria chinesa na liderança do setor das baterias, ultrapassando rapidamente países como a Coreia do Sul, o Japão, os Estados Unidos e a Europa. A bateria Phoenix será lançada num modelo GAC Aion no próximo ano, e a Greater Bay Technology já está em negociações com outros fabricantes interessados nas suas células, que prometem uma autonomia de 1.000 km por carga.