Pela oitava vez consecutiva, tenho o prazer de apresentar os destaques da mobilidade e da tecnologia automóvel do CES em Las Vegas, o salão de tecnologia mais influente – consulte aqui os relatórios desde a edição de 2017.
A edição de 2024 contou com mais de 4 300 expositores e foi visitada por cerca de 135 000 participantes ao longo de quatro dias. Um total de 1.400 startups encheram o Eureka Park lotado (abaixo). Essas métricas aumentaram significativamente em relação a 2023, embora ainda estejam longe do pico em 2019, quando a CES recebeu 180,000 participantes.
Segue-se um resumo dos quatro dias e 60 km que passei a visitar muitas das cerca de 600 empresas estabelecidas ou emergentes do sector automóvel e da mobilidade, ou seja, OEM, fornecedores, grandes empresas de tecnologia e, claro, empresas em fase de arranque com vários níveis de maturidade.
As principais tendências no CES 2024 no espaço da mobilidade e da tecnologia automóvel abordaram o software (essencialmente veículos e componentes definidos por software), a IA, incluindo a GenAI, bem como a experiência do utilizador (incluindo ecrãs, iluminação, RA). A condução autónoma em geral (veículo, Lidar, pilha de SW) recuou um pouco, tendo o foco mudado para o ADAS. Sendo os veículos eléctricos um dado adquirido no CES, a atenção centrou-se mais no carregamento e menos nas baterias. Por último, o ecossistema do hidrogénio esteve mais presente do que em edições anteriores, embora tenha permanecido marginal.
Presença limitada de OEMs do sector automóvel
Muitos dos principais OEM estiveram visivelmente ausentes, nomeadamente a Toyota, o Grupo VW, a Stellantis, a GM, a Ford, a Nissan ou a Volvo – para alguns, uma consequência provável da greve de várias semanas e do significativo aumento salarial concedido aos trabalhadores por hora dos EUA em 2023.
No entanto, o Grupo Hyundai teve uma presença muito significativa, incluindo uma gama de pequenos VCL eléctricos com carroçarias intermutáveis (marca Kia, acima). A sua divisão Supernal apresentou o seu eVTOL de segunda geração e um vertiport com planos para iniciar um serviço comercial em 2028. Para memória, outro grande OEM também está fortemente empenhado no eVTOL, ou seja, a Stellantis com a Archer, sediada nos EUA.
A Mercedes apresentou a sua integração do ChatGPT da OpenAI para interação de voz no automóvel, introduzida nos EUA em meados de 2023. A solução não só fornece sugestões baseadas no contexto, como também se envolve num diálogo com os utilizadores, aplicando diferentes emoções na sua voz. A Mercedes também apresentou um novo conceito do Classe A (em baixo), um entre uma série de veículos conceptuais presentes no salão.
A presença da BMW foi pouco expressiva. A atenção centrou-se essencialmente em conteúdos e jogos no interior da cabina com a utilização de óculos de realidade aumentada. A empresa também anunciou uma parceria alargada com a Alexa da Amazon para implementar LLMs em interacções de voz.
A mensagem da Honda é que estão a levar a sério a eletrificação. A empresa planeia agora ter 30 veículos eléctricos até 2030. Dois conceitos de veículos eléctricos em exposição – com um design invulgar, semelhante ao Countach – destinavam-se a apresentar a “Série 0”, uma gama de produtos cujo lançamento está previsto para 2026 (em baixo). No entanto, o seu compromisso para com os veículos totalmente eléctricos (BEV ou FCEV) foi anunciado para 2040, dez ou mais anos mais tarde do que os OEM europeus.
A Sony Honda Mobility, uma JV 50-50 formada em 2022, apresentou o seu sedan elétrico a bateria da marca Afeela com pouca evolução em relação a 2023. Ele compartilhará os mesmos fundamentos dos futuros veículos da “Série 0”. O posicionamento da Afeela está claramente focado em IA e jogos, parte da contribuição da Sony para um BEV que está programado para chegar ao mercado em 2026.
O emergente OEM chinês Xpeng, que vendeu cerca de 140 mil VEBs em 2023, apresentou o seu carro voador (abaixo) com planos de lançamento em 2025. Para memória, o Grupo VW investiu US $ 700 milhões na Xpeng por uma participação de 5% e essencialmente acesso à sua plataforma para BEVs com destino à China.
A Togg, sediada na Turquia, apresentou um conceito fastback. Este será o segundo VEB da empresa, depois do SUV T10X, que começou a ser produzido em março passado. Até ao final de novembro, tinham sido entregues 14 mil unidades, apenas em casa.
A VinFast do Vietname, que teve uma presença muito significativa no CES 2023, apresentou um conceito de pickup e um pequeno SUV. A jovem empresa vendeu 35 mil veículos em 2023, essencialmente em casa, e teve um sucesso muito limitado nos EUA, com apenas algumas centenas de veículos desde o seu lançamento no início de 2023.
O software e a IA dominam
O software está claramente no centro do setor automotivo agora. Na CES 2024, o veículo definido por software surgiu na maioria das discussões. Embora SDV signifique coisas diferentes para pessoas diferentes, uma coisa é clara: ele permite uma transformação profunda de como um veículo é projetado, projetado e operado. Este ano, foi acrescentada uma nova camada com várias empresas a comunicarem sobre componentes definidos por SW, ou seja, sensores e actuadores reconfiguráveis e actualizáveis. A Sonatus é uma empresa líder no centro desta transformação.
Tudo o que é IA/ML esteve omnipresente, embora sobretudo como camadas incorporadas em empresas da maioria dos domínios e não como empresas autónomas. As aplicações visíveis no CES estavam geralmente relacionadas com a experiência do utilizador, embora muitos expositores estejam a implementar a IA nas suas operações, por exemplo, nas funções de design e engenharia.
Um conjunto de casos de utilização de IA visíveis na CES consiste em melhorar a experiência do utilizador, tirando partido da câmara na cabina obrigatória para os sistemas de monitorização do condutor. O olhar dos olhos pode ser utilizado para ativar ecrãs/funções, alternar botões para onde o condutor está a olhar ou ajustar os espelhos retrovisores físicos.
A GenAI rapidamente ganhou força na indústria, como se pode ver acima para a Mercedes. Do mesmo modo, a DS da Stellantis iniciou uma implementação limitada da GenAI com a OpenAI em 2023. Durante a CES 2024, o Grupo VW anunciou que também iria introduzir uma solução em parceria com a OpenAI e a Cerence, e a Sony Honda Mobility indicou que estava a trabalhar com a OpenAI. Estas aplicações da GenAI baseada em LLM estão sobretudo relacionadas com assistentes de voz e encaminhamento inteligente (por exemplo, baseado na atividade ou no alcance).
Por último, estas aplicações de software e de IA são cada vez mais portadas para computadores de domínio e/ou de zona, o que é visível em vários fornecedores de nível 1, por exemplo, a Valeo e a Bosch. Estas aplicações estão a entrar progressivamente nos veículos de produção. Além disso, a migração de semicondutores/processadores para system-on-chip (SoC) como forma de simplificar a conceção e a engenharia de produtos esteve na ordem do dia.
Ecrãs maiores, inovação na iluminação e melhor experiência para os passageiros
A iluminação continua a receber uma atenção crescente. A iluminação frontal beneficia de uma resolução cada vez mais elevada (por exemplo, até 25.000 LEDs por chip na Forvia), permitindo, por exemplo, a projeção de mensagens na estrada (por exemplo, alertar outros utilizadores). Os módulos de iluminação tornam-se mais pequenos e mais finos para melhorar o estilo e a aerodinâmica. Uma vez que os veículos eléctricos não necessitam de uma entrada de ar para arrefecimento, o painel frontal pode integrar painéis LED – potencialmente em toda a carroçaria – como demonstrado pela Valeo num Zeekr 007.
As tecnologias emergentes de iluminação traseira integrarão ecrãs que podem comunicar informações importantes ao veículo que segue, por exemplo, alertar para a passagem de um peão detectado por uma câmara frontal ou por um radar, como mostra a demonstração da Plastic Omnium – Sonatus. Outros casos de utilização potencial incluem uma assinatura personalizada, uma mensagem de boas-vindas ao proprietário do veículo, ou um sinal para o cliente do serviço de transporte de passageiros de que este é o seu veículo, etc.
No interior do habitáculo, as superfícies de visualização continuam a aumentar nos novos veículos. Foram apresentadas várias soluções de pilar a pilar, algumas imersivas, como a apresentada pela Forvia, por exemplo (abaixo). No entanto, é provável que o crescimento dos ecrãs físicos atinja o seu pico mais cedo do que o previsto. A BMW começou a falar sobre este assunto no CES 2023.
Estão a surgir soluções para substituir os ecrãs físicos, como a projeção, superfícies invisíveis que reflectem imagens de ecrãs ocultos ou ecrãs inovadores (por exemplo, com camadas duplas para perceção da profundidade).
Estão a surgir ecrãs de realidade aumentada (RA) e holográficos que permitem comunicar informações importantes ao condutor, como instruções de navegação ou informações ADAS (por exemplo, passagem de peões, marcações na faixa de rodagem, etc.). Por exemplo, a Basemark apresentou recentemente uma solução de RA na BMW.
Por último, foram apresentadas novas interfaces de utilizador. A IU está a evoluir a um ritmo acelerado para proporcionar uma maior margem de manobra em termos de design, bem como a capacidade de modificar funções ao longo do tempo através de actualizações de software. Os controlos de estado sólido no interior e no exterior do habitáculo são cada vez mais comuns, por exemplo, o UltraSense, que vai entrar em produção em série com a Genesis e a FAW. Esta tecnologia permite “shytech” – os controlos são invisíveis até serem activados – e, por conseguinte, cabinas mais limpas.
A condução autónoma dá lugar ao ADAS
A implantação em massa de robotáxis e camiões autónomos continua a ser árdua e muito dispendiosa. Muitos intervenientes emergentes neste espaço viram a sua avaliação colapsar e a sua pista diminuir. Consequentemente, muito poucos intervenientes na condução autónoma estiveram presentes no CES. O Zoox, de propriedade da Amazon, exibiu seu veículo sob medida, como fez em 2023, e finalmente anunciou seu lançamento comercial de robotaxi: 2024 em Las Vegas. A WeRide demonstrou um Robobus nas ruas de Las Vegas, embora estivesse presente um operador de segurança atrás de um volante adicionado para a demonstração.
Pela mesma razão, muito menos startups lidar expuseram no CES. As que o fizeram (essencialmente Aeva, Hesai, Innoviz, Luminar, Robosens) tinham, na sua maioria, stands muito mais pequenos. A festa acabou! O foco da indústria mudou claramente para o ADAS – Níveis 2/2+ e 3. A CES 2024 abriu espaço para os fornecedores de soluções de software (por exemplo, perceção), radares (sobretudo de imagem 4D) ou lidars com embalagens mais pequenas e custos mais baixos, bem como ferramentas de desenvolvimento como a verificação e validação.
Eletrificação e hidrogénio
Se os poucos veículos em exposição eram todos VEB, a eletrificação da mobilidade foi largamente exemplificada pelos fornecedores de equipamentos de carregamento, ou seja, EVSE. Dois grandes fornecedores Tier1 apresentaram soluções de carregamento mãos-livres, uma sem fios da Valeo (com uma eficiência de mais de 90%) e uma condutora desenvolvida conjuntamente pela Bosch e pela Cariad da VW, para além da startup francesa Gulplug. A inovação no espaço das baterias foi limitada, com a relativa exceção de soluções de arrefecimento imersivas.
Este ano, o hidrogénio chegou ao CES. A Plastic Omnium e a Forvia apresentaram células de combustível e recipientes de H2. A Bosch anunciou um motor de combustão interna alimentado a H2 e a Hyundai apresentou a sua estratégia para o H2, que abrange a cadeia de valor desde o processamento do aço até aos automóveis e camiões pesados.
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Marc Amblard é mestre em Engenharia pela Arts et Métiers ParisTech e possui um MBA pela Universidade do Michigan. Radicado atualmente em Silicon Valley, é diretor-executivo da Orsay Consulting, prestando serviços de consultoria a clientes empresariais e a startups sobre assuntos relacionados com a transformação do espaço de mobilidade, eletrificação autónoma, veículos partilhados e conectados.