As bicicletas elétricas e as trotinetes estão cada vez mais a circular pelas ruas das cidades e zonas urbanas. A micromobilidade é uma componente crucial da transição energética nas zonas urbanas. Mas também requer uma reconstrução fundamental das estradas, ciclovias e aglomerados urbanos. Muitas cidades europeias têm como objetivo que, até 2035, 80% da mobilidade seja feita de forma ecológica, ou seja, a pé, de bicicleta ou de transportes públicos.
Paris está a mostrar o caminho
É impressionante o que a capital francesa está a fazer: Paris é muito semelhante a muitas cidades industriais no que diz respeito às raízes da indústria da mobilidade. No entanto, ela gere a mudança. É possível ser um modelo a seguir sem ser uma cidade como Copenhaga, Oslo ou Estocolmo. Paris também tem sido particularmente eficaz na resolução do problema das trotinetas constantemente paradas nos passeios. Numa votação, os cidadãos decidiram contra a continuação da utilização de trotinetas, que foram retiradas da cidade e rapidamente substituídas por bicicletas eléctricas. Estas põem menos em risco a segurança rodoviária e já não bloqueiam os passeios.
É interessante notar que Paris não está apenas a liderar a transformação da mobilidade. Também compreende a importância da habitação a preços acessíveis, através de enormes investimentos públicos. Um quarto de todos os habitantes de Paris vive atualmente em habitações públicas, contra 13% no final da década de 1990. A filosofia orientadora é que aqueles que produzem as riquezas da cidade devem ter o direito de viver nela. Professores, trabalhadores do saneamento, enfermeiros, estudantes universitários, padeiros e talhantes estão entre os que beneficiam do programa.
As ofertas de partilha são o futuro
Estas ofertas de partilha são um elemento central para uma mobilidade futura e sustentável. Enquanto antigamente existiam cerca de cinco opções de mobilidade diferentes, atualmente existem cerca de trinta. Quando o tempo está mau, as pessoas utilizam os serviços de partilha de automóveis e, quando é necessário transportar uma encomenda, pegam na bicicleta de carga. As ofertas de partilha são, portanto, necessárias em toda a cidade e devem também estar disponíveis nos subúrbios. Assim, onde quer que as pessoas entrem ou saiam dos transportes públicos. Ainda há muito poucas ofertas de partilha, especialmente na periferia da cidade. Esta liberdade de escolha também convém às gerações mais jovens: A geração Z e cada vez mais habitantes das cidades entendem a mobilidade como independência e flexibilidade. Isto significa que tiram partido das opções de mobilidade que lhes são oferecidas.
Incentivos em vez de proibições
No entanto, é importante que a condução não seja proibida. Os lugares de estacionamento podem tornar-se mais caros e mais escassos, mas deve continuar a ser possível entrar na cidade de carro. No entanto, a viagem até ao centro da cidade pode demorar mais tempo, porque cada vez mais zonas de tráfego estão a ser disponibilizadas para opções de mobilidade sustentável. Neste contexto, é de salientar que os transportes públicos, as ofertas de partilha e as estradas para a micromobilidade devem tornar-se correspondentemente melhores e mais confortáveis para criar um incentivo. Caso contrário, poderá haver muita resistência à transição da mobilidade nos centros urbanos.
Os automóveis estão a ser cada vez mais utilizados como reserva de mobilidade
Em muitas cidades europeias, parece que o tráfego automóvel tem vindo a aumentar desde a invenção do automóvel. Muitos planeadores ainda reagem incorretamente quando se trata do automóvel. Em vez de reduzir o espaço para os automóveis, a fim de tornar as opções alternativas mais importantes, o espaço para os automóveis está, na verdade, a ser alargado, o que leva a um aumento ainda maior do tráfego automóvel e do congestionamento do trânsito. Bem, houve pequenas marcas durante os períodos de confinamento durante a pandemia do coronavírus, mas há muito que foram preenchidas de novo. Afinal de contas, a capital é uma metrópole em crescimento e o número de automóveis registados na cidade está a aumentar, não a diminuir. Mas uma inversão de tendência já não pode ser ignorada. Há mais carros, mas são utilizados com muito menos frequência. Uma avaliação para Berlim, por exemplo, mostrou que o tráfego automóvel diminuiu drasticamente entre 2015 e 2023. Nas auto-estradas da cidade, até 25 por cento. Nas auto-estradas do centro da cidade, esta redução é por vezes superior a 30 por cento. Isto significa que cada vez mais carros estão simplesmente parados. Degeneraram numa espécie de reserva de mobilidade. Uma reserva para necessidades que podem voltar a surgir num determinado momento.
É necessário promover ainda mais a utilização da bicicleta
Infelizmente, os argumentos ecológicos raramente são apresentados: 90% dos ciclistas de Copenhaga utilizam a bicicleta porque é o meio de transporte mais rápido. E isto não se refere sequer à bicicleta eléctrica, mas à bicicleta normal. A bicicleta não é apenas popular devido à sua sustentabilidade ecológica e de saúde, mas também porque é frequentemente o meio de transporte mais rápido nos centros das cidades. Por conseguinte, os ciclistas devem dispor de mais e mais amplas vias. E as cidades estão a reagir a isso, pelo que é extremamente positivo que Zurique tenha conseguido tornar-se uma cidade ciclável com a ajuda das e-bikes. É realmente impressionante.
Necessidade urgente de pacotes de mobilidade
Até à data, quase não existem ofertas combinadas no sector da mobilidade. Em Berlim, a filial da Berliner Verkehrsbetriebe “Jelbi” oferece uma combinação de cerca de 15 ofertas de partilha diferentes. Isto significa que não é necessário abrir cada aplicação individualmente para as respectivas ofertas de partilha, o que facilita a sua utilização. Mas isto é apenas o começo; é necessária uma oferta ainda mais abrangente: um pacote com o qual se pode utilizar um determinado número de minutos numa scooter, bicicleta, transportes públicos e outras opções de mobilidade. Porque é que isto ainda não existe? O comportamento em termos de mobilidade varia de dia para dia, pelo que um modelo de subscrição como este seria o ideal. O coronavírus e o escritório em casa mudaram tanto a forma como trabalhamos que já não precisamos de ofertas fixas, mas sim de opções muito fluidas. O termo transporte público seria alargado para incluir ofertas de mobilidade muito maiores e o pagamento seria substituído por um breve processo de digitalização.
Presumo que continuará a haver estradas – não se preocupe. Nem toda a gente pode andar de bicicleta ou tem limitações físicas. Mas não há razão para nos limitarmos a estradas com várias faixas nas cidades – mesmo tendo em conta a tendência de declínio da mobilidade automóvel descrita acima. Os chamados “espaços partilhados” poderão surgir cada vez mais com o desenvolvimento de veículos autónomos, uma vez que são mais seguros do que os carros conduzidos por humanos. As estações de serviço tornar-se-ão menos relevantes devido à electromobilidade e poderão transformar-se em centros de mobilidade onde todas as opções de mobilidade estarão disponíveis.