BEIJING – Sob o tema “Um novo Nissan para uma nova era na China”, a Nissan revelou, no Beijing Motor Show 2024, quatro concepts de veículos movidos a novas energias (NEV) e apresentou uma forte linha de modelos eletrificados, sublinhando as suas mais recentes conquistas e a direção futura na eletrificação. A Nissan também anunciou que irá lançar mais um NEV no mercado do que o anteriormente divulgado, elevando o total de lançamentos de veículos planeados para cinco até ao ano fiscal de 2026.
O Presidente e Diretor Executivo da Nissan, Makoto Uchida, afirmou: “Para alcançar um crescimento sustentável no mercado chinês em rápida mudança, a Nissan está empenhada numa estratégia adaptada à China, tal como anunciámos no nosso novo plano de negócios, “The Arc”. Começando com os veículos movidos a novas energias baseados nos protótipos revelados, a Nissan irá construir uma carteira de produtos equilibrada de novos modelos diversificados e competitivos. O nosso objetivo será proporcionar uma experiência de mobilidade mais emocionante a todos os clientes”.
Modelos revelados
Os quatro protótipos NEV apresentados, dois veículos elétricos e dois híbridos plug- in, são um esforço conjunto com o parceiro local DongFeng e têm como objetivo responder melhor às futuras necessidades de mobilidade dos clientes na China.
- O Nissan Epoch Concept é um sedan elétrico destinado a pessoas que vivem nas cidades e nos subúrbios, que pretendem melhorar o seu estilo de vida com design e tecnologias. O concept incorpora Internet of Things (IoT) expandida por inteligência artificial, e o seu assistente pessoal virtual torna a vida mais fácil e mais confortável através de uma comunicação que reconhece emoções.
- O Nissan Epic Concept é um SUV elétrico perfeitamente adequado para casais aventureiros que exploram nos fins-de-semana, incorporando funcionalidades com condução autónoma tanto na cidade como nas autoestradas. O veículo pode funcionar como uma fonte de energia móvel, com eletricidade para alimentar equipamentos, parques de campismo ou festas, enquanto as suas tecnologias de bordo apoiam e criam uma atmosfera relaxante.
- O Nissan Era Concept é um SUV híbrido plug-in que suporta estilos de vida urbanos e é adequado para jovens empresários que tratam o seu automóvel como uma segunda casa. Com um sistema de entretenimento interligado e bancos de gravidade zero, o seu avançado controlo de tração integral e- 4ORCE e a sua suspensão pneumática ativa proporcionam uma condução confortável e confiante.
- O sedan híbrido plug-in Nissan Evo Concept é perfeito para escapadelas de fim de semana e para criar momentos especiais para toda a família. Para além das suas funções avançadas de apoio ao condutor e de segurança, o seu assistente pessoal virtual melhorado por inteligência artificial ajuda a proporcionar corretamente o estilo de condução e a viagem pretendidas.
Modelos em exposição
O Nissan Hyper Force Concept e o Nissan Hyper Punk Concept, que estrearam no Salão da Mobilidade do Japão, em Tóquio, em outubro do ano passado, foram exibidos pela primeira vez na China.
O Nissan Hyper Force Concept foi concebido para proporcionar o máximo prazer de condução, enquanto oferece um elevado desempenho ambiental e conforto para a utilização diária. Foi concebido para os entusiastas das corridas e para os jogadores que anseiam pela adrenalina da pista de corridas, mas que também são preocupados com o ambiente.
O Nissan Hyper Punk Concept, apresentado digitalmente, tem como objetivo inspirar a autoexpressão tanto no mundo virtual como no mundo físico. Com inteligência artificial e biossensores de encosto de cabeça, o protótipo consegue detetar o estado de espírito do condutor e selecionar automaticamente a música e a iluminação certas, aumentando assim a energia e a criatividade.
De forma a mostrar ainda mais a experiência da Nissan na eletrificação, o carro de corrida de Fórmula E Gen3 apresentado representa orgulhosamente a participação da Nissan Formula E Team no Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA, levando a emoção da condução totalmente elétrica a mais entusiastas e clientes.
Estratégia para a China
A estratégia da Nissan baseia-se no seu lema, “Na China, para a China”, com foco no valor corporativo e na competitividade global no mercado chinês. Para ampliar ainda mais a sua presença, a Nissan revelou uma nova campanha da marca,”Excitement by Ni”, que personifica o compromisso da empresa para com a inovação e o enriquecimento da vida das pessoas. Na China, os consumidores estão a adotar novos estilos de vida e soluções de mobilidade impulsionadas por inovações inteligentes e elétricas. Através da nova campanha, a Nissan tem como objetivo liderar vidas emocionantes e satisfazer as experiências de mobilidade personalizadas dos clientes.
A Nissan também anunciou que irá estabelecer parcerias com empresas líderes nas áreas da inteligência para levar sistemas de inteligência e serviços baseados em inteligência artificial aos clientes na China e noutros países.
Com as intensas mudanças no mercado chinês, sob o seu objetivo corporativo de “Conduzir a inovação para enriquecer a vida das pessoas”, a Nissan está a acelerar a sua transformação de inteligência e eletrificação e a colaborar com parceiros locais para proporcionar futuras experiências de mobilidade emocionantes.