A participação da Astara no Salão Automóvel Híbrido e Elétrico (SAHE), no Porto, foi um marco importante para o grupo, reafirmando a sua posição como líder em soluções de mobilidade sustentável. Com grandes expectativas, a Astara aproveitou o evento para apresentar as mais recentes novidades das marcas que representa – Kia, Mitsubishi, KGM, Maxus e Fuso – e para reforçar o seu compromisso com a transição para a mobilidade eletrificada, que já representa quase metade das vendas em Portugal. Em entrevista, analisamos o impacto do evento, os destaques de cada marca e como a SAHE contribuiu para reforçar a presença da Astara no mercado nacional e internacional.
- A Astara está presente no Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico (SAHE) no Porto. Que expectativas têm para este evento?
As expectativas são elevadas, o que decorre em grande medida do sucesso da nossa participação no ano passado, mas também da força das nossas marcas, que mais uma vez aqui fica bem expressa. A mobilidade eletrificada, que já representa praticamente 50% das vendas em Portugal, é uma realidade cada vez mais próxima do consumidor e das empresas portuguesas. Eventos como o SAHE tornam-se, por isso, especialmente atrativos nesta fase de mudança que estamos a atravessar, tanto para as marcas como para o público.
Para a Astara, esta é mais uma oportunidade de reafirmar o seu posicionamento enquanto fornecedor de soluções de mobilidade sustentável, assente em grande parte na notável dinâmica das marcas que representa, dando a conhecer um portefólio de produtos muito alargado que inclui propostas para os mais variados segmentos e necessidades de utilização.
- Relativamente às marcas, estão a representar 5 fabricantes: Kia, Mitsubishi, KGM, Maxus e Fuso. O que é que podemos esperar de cada uma delas? Pode destacar também algumas das grandes novidades que os visitantes poderão encontrar?
Um dos grandes destaques absolutos do SAHE é seguramente o novo Kia EV3, primeiro SUV compacto 100% elétrico da marca e uma das mais aguardadas novidades do mercado europeu, que vem disputar um segmento muito popular e competitivo. As primeiras unidades deste modelo, que incorpora muitos dos conceitos e tecnologias do nosso topo de gama EV9 – outra das estrelas deste evento, começam a chegar já no mês de novembro.
No espaço da Kia temos também o EV6, Carro do Ano Europeu em 2022, na variante GT-Line, além do recentemente renovado Sorento PHEV, Sportage PHEV e Xceed PHEV.
Outros dos maiores destaques da nossa participação é o KGM Torres EVX, o ponta de lança desta marca sul-coreana que iniciou recentemente a sua operação em Portugal. A designação EVX diz respeito à versão 100% elétrica deste SUV posicionado entre os segmentos C e D-SUV. É um modelo que reúne um conjunto de argumentos muito valorizados no mercado nacional, como o design expressivo e o caráter SUV muito vincado, isto para além de um outro benefício muito relevante: 10 anos ou 1 milhão de km para a bateria de tração, a par com a garantia geral de 7 anos ou 150 mil km.
No espaço da Astara destaque ainda para o Mitsubishi Eclipse Cross PHEV, um verdadeiro concentrado de tecnologia, que inclui um sistema avançado de tração integral permanente nascido nos troços de rali, tirando partido da tradição desportiva e ampla experiência da Mitsubishi nesta área.
Para o segmento profissional, esta participação no SAHE é mais uma reafirmação da capacidade da Astara em oferecer soluções de mobilidade sustentável para logística e transporte de mercadorias, contribuindo para as metas de descarbonização das empresas e, ao mesmo tempo, para a diminuição dos seus custos operacionais.
Do lado da Maxus, marca que em poucos anos já conquistou um lugar de destaque na classe de furgões, mostramos o eDeliver 3 e eDeliver9. Realce também para a presença da nova T90, a primeira pick-up 100% elétrica do mercado nacional, que estabelece um novo paradigma neste segmento.
Quanto à FUSO, fica bem representada pelo e-Canter, versão totalmente elétrica do conhecido camião ligeiro Canter, modelo fabricado em Portugal com décadas de sucesso no mercado nacional.
Várias unidades deste amplo lote de modelos das nossas diferentes marcas estão disponíveis para test-drive, o que constitui sempre um atrativo adicional para os visitantes.
- Qual é a importância de eventos como o SAHE Porto para a Astara e para o setor automóvel em geral, particularmente num panorama de transição da mobilidade elétrica?
Consideramos que se reveste de enorme importância, na medida em que constituem oportunidades excelentes para contactar de perto com um universo alargado de consumidores. Isto é tão mais importante numa fase em que todos estamos a atravessar um período de aprofundamento de conhecimento relativamente a uma nova era da indústria automóvel.
Há certamente – e ainda bem! – muitas perguntas a fazer por parte de quem pretende transitar para a mobilidade elétrica, tal como as marcas têm muito a retirar sobre o feedback e as opiniões de quem, na realidade, vai utilizar o automóvel no dia-a-dia.
As novas soluções tecnológicas trazem todo um mundo novo, mas há um caminho conjunto a percorrer e eventos como SAHE são excelentes palcos para promover esta dialética.
- Estrategicamente, de que forma a presença da Astara no SAHE Porto contribui para a concretização de objetivos de negócio em Portugal e no mercado global?
O perfil de visitante do SAHE é muito diverso e normalmente informado, o que acaba por combinar na perfeição com o posicionamento da Astara. Poucos players neste mercado terão a nossa capacidade de responder a diferentes necessidades, gostos ou tendências. A nossa oferta é muito abrangente, tanto para o segmento de particulares como frotista, incluindo soluções que vão desde os sistemas de combustão tradicional aos expoentes máximos que o mercado pode oferecer em matéria de tecnologia de mobilidade elétrica.
Neste contexto, é evidente que, além da componente reputacional da empresa, a presença neste importante evento pode sempre abrir novas oportunidades de negócio.
Além dos modelos em exposição, nesta edição do SAHE damos também destaque ao recém-lançado serviço de subscrição da Astara, uma proposta com cobertura nacional baseada numa plataforma 100% digital, que se distingue pela elevada flexibilidade e capacidade de adaptação a diferentes exigências.
- No futuro próximo, e para além dos modelos elétricos e híbridos que serão apresentados, podemos contar com mais novidades da Astara ao nível da mobilidade sustentável?
Em 2025 a Astara vai prosseguir o alargamento da sua oferta, quer através de novos modelos, quer da atualização de modelos já em comercialização.
Na Kia, um dos grandes destaques do próximo ano será o já referido EV3, que mais tarde será acompanhado pela nova berlina EV4 e um outro SUV de dimensão superior, o EV5. Todos eles partilham a plataforma dedicada da Kia para veículos elétricos, designada E-GMP, que veio trazer um novo nível de flexibilidade e capacidade de desenvolvimento nesta área. Esta linha de modelos, da qual já conhecemos o EV6 e o EV9, fazem parte do plano de lançamentos integrado na nossa estratégia global de médio/longo prazo, sobretudo focado na eletrificação e que contempla um reforço da gama para 15 modelos EV até 2027, para diferentes segmentos, impulsionando a transição para os veículos elétricos e a expansão dos serviços de mobilidade do futuro.
Ainda na Kia, teremos o lançamento do PBV5, primeiro modelo da disruptiva gama PBV, que significa “Platform Beyond Vehicle. Será a primeira etapa de um passo muito relevante para a marca, revelador do seu espírito pioneirismo, e que ao mesmo tempo assinala a entrada da marca no segmento VCL. A gama PBV é constituída por veículos totalmente elétricos e customizáveis em função da solução pretendida pelos clientes, inaugurado uma nova era em termos de versatilidade, sobretudo no campo profissional. Estes veículos vêm contribuir para resolver a pressão ambiental nas grandes cidades, onde as atividades de delivery – ou last mile delivery – colocam desafios complexos em termos de emissões associadas ao setor transportador.
Finalmente, contaremos com uma geração renovada do EV6, que introduz diversos melhoramentos num modelo de elevado reconhecimento e que conta no seu curriculum com o título de Carro do Ano Europeu em 2022.
Na Mitsubishi, teremos também várias novidades, reforçando a forte ofensiva de produto que consubstancia a reentrada da marca na Europa, que tem sido muito bem-sucedida. A começar pelo novo Outlander PHEV, um modelo com um lugar bem vincado na indústria automóvel, por ser pioneiro no formato PHEV + SUV. A nova geração deste modelo emblemático da marca japonesa traz níveis sem precedentes para a marca em termos de conforto, segurança e sistemas de conectividade, destacando-se ainda por um aumento significativo da sua autonomia exclusivamente elétrica.
Realce também para a recente introdução das versões a GPL dos modelos Colt e ASX, que incorporam um sistema de alimentação combinado a gasolina e GPL, cuja adesão tem sido crescente em Portugal pela economia de utilização que representa.