No âmbito do SAHE Porto, o principal evento dedicado à sustentabilidade e à transição energética no setor automóvel, tivemos a oportunidade de falar com a BYD, uma empresa que se destaca a nível mundial no desenvolvimento de veículos movidos a novas energias. Com uma sólida aposta na inovação, a BYD encontra-se na vanguarda da mobilidade elétrica, oferecendo uma gama diversificada de modelos 100% elétricos e híbridos que refletem a sua missão de tornar a mobilidade elétrica acessível a todos.
Nesta entrevista, exploramos as expetativas da BYD para a sua participação no evento, bem como o seu papel na revolução automóvel a que estamos a assistir.
1- O SAHE Porto posiciona-se como um dos principais eventos focados na sustentabilidade e na transição energética no setor automóvel. Quais são as principais expetativas da BYD relativamente à sua participação no certame?
A BYD é uma empresa líder mundial em tecnologias de veículos movidos a novas energias que sempre acreditou na utilização da inovação para tornar a tecnologia acessível e fazer dela um motor para a transição energética. A expetativa é conseguir reforçar este posicionamento e mostrar que a BYD está empenhada em tornar a mobilidade elétrica acessível a todos os consumidores e contribuir para a transformação e o progresso da indústria automóvel através da implementação de tecnologias altamente inovadoras.
Naturalmente, afirmamos a nossa filosofia através da nossa gama e o SAHE serve para aproximar os nossos modelos dos visitantes. Atualmente, a marca apresenta em Portugal uma gama composta por seis modelos 100% elétricos e um plug-in híbrido. Sendo esta composta pelo citadino BYD DOLPHIN, o expressivo e dinâmico SUV BYD ATTO 3, o elegante sedan BYD HAN, o SUV familiar de sete lugares BYD TANG, o sedan desportivo BYD SEAL e o SUV BYD SEAL U, este último, recém-lançado em solo nacional e também disponível em versão DM-i (tecnologia plug-in híbrida). A BYD conta ainda em Portugal com o ETP3 um veículo comercial ligeiro 100% elétrico.
Por último, trouxemos ao SAHE, em absoluta estreia nacional, o Yangwang U8, o SUV Híbrido Plug-in off road da submarca de luxo da BYD – Yangwang. Yangwang, é uma marca premium que prospera com tecnologias inovadoras e produtos revolucionários focada em criar carros de sonho sem precedentes para pioneiros que procuram o melhor. O Yangwang U8 demonstra todo o potencial tecnológico da fabricante líder mundial BYD, alcançando novos patamares de tecnologia e inovação.
2- O setor automóvel está a atravessar um período de profunda transformação, com a convergência de tecnologias disruptivas como a eletrificação, a condução autónoma e a conetividade. De que forma a BYD se posiciona nesta revolução e como vê o impacto destas tendências na mobilidade global?
A nossa visão para o futuro passa por tornar a mobilidade elétrica acessível a todos, sendo a nossa missão contribuir ativamente para o arrefecimento do planeta em 1°C, impulsionando assim o desenvolvimento sustentável global. Acreditamos que a inovação e as novas tendências da mobilidade vão conseguir criar esse impacto positivo. A inovação está no nosso ADN e temos a maior equipa de I&D do mundo, com mais de 102 000 engenheiros e 11 institutos de investigação, pelo que estamos otimistas no impacto que a transição energética do setor automóvel pode ter.
3- A BYD diferencia-se pelo desenvolvimento de baterias e outras soluções energéticas. De que forma é que o papel da gestão de energia é visto pelo grupo no futuro da mobilidade elétrica e quais são as maiores barreiras que a indústria enfrenta na adoção em larga escala destas tecnologias?
Acreditamos firmemente na eletrificação como paradigma da sustentabilidade e estamos empenhados em contribuir para promover esta tecnologia e ajudar a eliminar as barreiras que forem surgindo.
Sabemos que Portugal está a fazer um caminho de aceleração através de políticas de incentivo na aquisição de veículos elétricos e das infraestruturas de carregamento, mantendo-se no pelotão da frente a nível europeu, sendo, no entanto, essencial manter e acelerar estes esforços com vista à massificação da adoção de veículos elétricos no país.
4- A sustentabilidade é um dos pilares centrais da estratégia da BYD.
Qual o equilíbrio entre o crescimento global da marca e os desafios ambientais e sociais associados à produção em larga escala de veículos e baterias? Que medidas estão a ser tomadas para garantir que o impacto da expansão é positivo?
Estamos empenhados em investir para desenvolver soluções sustentáveis e a melhor medida do nosso compromisso é o valor do investimento que fazemos. No último ano a BYD investiu cerca de 5 mil milhões de euros em R&D (Investigação e Desenvolvimento), em onze centros de pesquisa, mais do que duplicando o investimento do período homólogo. A empresa conta com mais de 100 mil funcionários dedicados a esta área e contabiliza um registo global de mais de 48.000 patentes, contribuindo de forma sólida para avanço da tecnologia e acesso a uma mobilidade mais sustentável.
5- O SAHE Porto tem um forte apelo para discutir não só a tecnologia em si, mas também as implicações sociais da transição para a mobilidade elétrica. Como é que a BYD vê o papel deste tipo de eventos na sensibilização e captação de públicos não técnicos, e como é que pretendem utilizar esta plataforma para promover uma maior aceitação social das vossas soluções?
Através de eventos como o SAHE, essenciais para a promoção da mobilidade elétrica, queremos dar a conhecer os nossos modelos e tecnologias que, acreditamos, que podem contribuir para a aceleração da adoção desta tipologia de veículos.
A nível mundial, a BYD é, atualmente, a marca no1 de vendas de veículos movidos a novas energias, com 22% de quota e 1.920.968 unidades vendidas, entre janeiro e julho de 2024, tendo celebrado em setembro a produção de 9 milhões de veículos movidos a novas energias. Foram apenas necessários seis meses para passar dos sete milhões para os nove milhões de veículos produzidos.
O nosso percurso, em Portugal, está alinhado com a trajetória de sucesso internacional da marca e continuamos altamente motivados pela excelente aceitação e resultados que a BYD está a ter no nosso país.