fbpx

Green Future-AutoMagazine

O novo portal que leva até si artigos de opinião, crónicas, novidades e estreias do mundo da mobilidade sustentável

Dinâmico e versátil: a segunda geração do Audi Q5 Sportback

A Audi está a alargar a sua gama com um SUV coupé desportivo, o Q5 Sportback. Com una silhueta progressiva e dinâmica, esta nova variante vai de encontro aos desejos de quem aprecia design e não abdica das vantagens que um SUV oferece.

O Audi Q5 Sportback combina as características de um SUV, como a versatilidade e um interior espaçoso, com uma silhueta ainda mais dinâmica. O design inconfundível revela um caráter desportivo, com a sua característica traseira inclinada de linhas elegantes. A segunda geração do Q5 Sportback oferece uma bagageira de 515 litros ou de 470 litros no SQ5 Sportback. Mediante o rebatimento da segunda fila de bancos, o espaço de arrumação no Q5 Sportback aumenta para 1.415 litros ou 1.388 litros no SQ5 Sportback. O Q5 Sportback tem uma capacidade de reboque de até 2.400 kg.

Design desportivo graças à linha de tejadilho dinâmica 

O design do novo Audi Q5 Sportback é mais elegante em comparação com o seu antecessor. A grelha Singleframe de grande dimensão é ladeada por entradas de ar verticais e funcionais. As óticas dianteiras mais estreitas e esculturais conferem ao SUV um design aperfeiçoado. Uma linha ascendente dinâmica ergue-se desde as cavas das rodas até ao para-choques traseiro, conferindo ao veículo uma aparência dinâmica mesmo quando parado. A linha de cintura horizontal, que liga os grupos óticos à frente e atrás, eleva-se ligeiramente acima dos faróis traseiros para apoiar visualmente a curvatura do tejadilho com o seu vidro plano. A traseira do Q5 Sportback é alongada visualmente, criando uma linha de tejadilho descendente a partir do pilar B.

Estas soluções de design melhoram as proporções clássicas de um SUV, dando uma imagem ainda mais dinâmica à elegante carroçaria Sportback. As barras de tejadilho opcionais acrescentam versatilidade. A forma elegante do vidro traseiro também ajuda a ampliar o espaço do habitáculo.

Com linhas minimalistas, a traseira tem um design esculpido. A superfície lisa que flui do vidro traseiro até à extremidade inferior da faixa de luzes é delimitada por uma linha acentuada em toda a largura do veículo. Um vinco desportivo e distinto na tampa da bagageira completa a interpretação progressiva do design. O difusor está integrado nos para-choques elevados, criando um efeito de ilha. Mais abaixo estão as ponteiras de escape, enquanto a versão S apresenta as icónicas ponteiras de escape duplas redondas com um novo design ainda mais acentuado.

Acabamento do Audi Q5 Sportback

O Q5 Sportback oferece duas linhas de equipamento opcional: advanced e S line. Além disso, o SQ5 Sportback tem o seu design exterior bem distinto. Em comparação com a versão base, o exterior da versão advanced apresenta elementos dinâmicos com estilos de design específicos. Por exemplo, a grelha do radiador e os perfis da entrada de ar frontal surgem em Cinzento Scandium, com uma linha inferior contrastante em Cinzento Tambora. O difusor tem um acabamento em preto mate e os frisos traseiros são em Prata Selenite. Estão ainda incluídas jantes de liga leve de 18 polegadas com cinco braços.

O exterior da versão S line e a motorização SQ5 têm entradas de ar dianteiras maiores e um difusor traseiro mais desportivo. A grelha Singleframe está rodeada por uma moldura de aspeto cromado em antracite mate (S line) e prata mate (SQ5). As generosas entradas de ar laterais aerodinâmicas em forma de L acentuam as ambições desportivas do Q5. No SQ5, a grelha Singleframe é enfatizada pelas aplicações verticais em L de aspeto cromado em Cinza mate. Os frisos dos painéis das embaladeiras em antracite mate no exterior do S line e em prateado mate no SQ5 contribuem ainda mais para o carácter dinâmico. De série, os frisos das janelas em alumínio. As luzes traseiras OLED digitais de segunda geração, opcionais, e a nova luz no spoiler por cima do vidro traseiro aumentam a segurança. Esta última projeta um gráfico na parte superior do vidro traseiro, aumentando a área da luz de travagem.

Em linha com o exterior: a filosofia do design interior

O interior do novo Q5 Sportback adapta-se bem às necessidades dos ocupantes e sintetiza a nova filosofia de design da Audi. Os materiais foram considerados numa fase muito inicial do design e, juntamente com o ecrã panorâmico Audi MMI e o ecrã para o passageiro, formam um palco digital visualmente distinto. O design interior de elevado contraste coloca propositadamente elementos em primeiro ou segundo plano, criando uma arquitetura espacial tridimensional que combina design e ergonomia. O interior tem um ambiente marcadamente acolhedor. O “Softwrap” estende-se desde as portas, passando por todo o cockpit até à consola central, criando uma sensação de espaço homogénea e acolhedora. Para além de ser orientado para o utilizador, o interior é sustentável. Materiais como os estofos Cascade e a microfibra Dinamica são feitos principalmente de poliéster reciclado, demonstrando que a Audi também está empenhada em utilizar os recursos de forma sustentável e eficiente no Q5 Sportback.

Motores a combustão de última geração com MHEV plus

O novo Audi Q5 Sportback é baseado na Premium Platform Combustion (PPC), uma arquitetura para veículos convencionais com motores de combustão em posição longitudinal e, desde o lançamento no mercado conta com a altamente eficiente tecnologia MHEV plus. O novo sistema elétrico MHEV plus de 48 volts apoia o motor de combustão e reduz as emissões de carbono, aumentando simultaneamente a performance e o conforto de condução. A baixas velocidades, o veículo também é capaz de manobrar e estacionar de forma totalmente elétrica. 

A nova máquina elétrica (PTG) gera um binário adicional de até 230 Nm e 18 kW (24 cv). Além disso, o sistema elétrico de 48 volts permite a utilização de um compressor de ar condicionado elétrico, assegurando que o ar condicionado continua a funcionar na sua potência máxima, mantendo uma temperatura interior confortável, mesmo quando o motor térmico está desligado, como por exemplo, em marcha lenta ou nas paragens no trânsito.

A bateria de iões de lítio para veículos com MHEV plus baseia-se na química do ferro-fosfato de lítio e tem uma capacidade de armazenamento de 1,7 kWh. A principal função do motor de arranque do alternador por correia (BAS) é ligar o motor e fornecer energia elétrica à bateria. O BAS permite momentos de condução elétrica, alivia o motor de combustão e ajuda a reduzir o consumo. Durante a travagem, o BAS devolve energia à bateria (recuperação) até 25 kW de potência. Desta forma, a PPE permite a eletrificação parcial sob a forma mild hybrid. Mais tarde, no ciclo de vida do Audi Q5 Sportback, os híbridos plug-in estarão disponíveis com uma bateria de grandes dimensões e um carregador externo.

Em Portugal, o Audi Q5 Sportback será lançado com a oferta de duas motorizações, seguindo-se a introdução de outras variantes. Inicialmente, todas as versões estão equipadas com a tecnologia MHEV plus, que gera brevemente até 18 kW (24 cv) de potência adicional. De série, todos os modelos utilizam também a transmissão de dupla embraiagem S tronic de sete velocidades. O motor de entrada é um 2.0 TDI, o Audi Q5 Sportback está disponível na geração EA288 evo: tem uma potência de 150 kW (204 cv) e 400 Nm de binário e só está disponível com tração quattro. Como modelo de topo de gama, o Audi SQ5 Sportback estará disponível no lançamento: o V6 TFSI com três litros de cilindrada tem uma potência de 270 kW (367 cv) e um binário máximo de 550 Nm.

Show More