A Honda apresentou uma linha de produção experimental de baterias de estado sólido, que estão a ser desenvolvidas de forma independente para produção em massa pela Honda, na cidade de Sakura, província de Tochigi, Japão, na unidade de Pesquisa e Desenvolvimento Honda R&D.
Ao realizar verificações técnicas para estabelecer um processo de produção em massa na linha experimental de teste ou demonstração, a Honda irá determinar as especificações básicas das células das baterias com o objetivo de começar a aplicar as baterias de estado sólido em todos os modelos eletrificados que irão chegar ao mercado na segunda metade da década de 2020.
A Honda construiu a linha experimental para replicar o processo necessário para a produção em massa. Tem uma área total de 27.400 m2 e está dotada de instalações e equipamentos que permitem a verificação de cada processo durante a produção.
A nova linha experimental ficou pronta na primavera e tem praticamente todos os equipamentos chave necessários para verificação já instalados. A Honda está a planear começar a produção de baterias ainda em fase de teste em janeiro de 2025 e vai fazer a análise das tecnologias de produção em massa e de custos para cada processo, ao mesmo tempo que desenvolve as especificações das células de bateria.
Ao tornar os custos das baterias de estado sólido mais competitivos através da adoção de um processo de produção altamente eficiente e ao expandir a aplicação das baterias a uma maior gama de produtos de mobilidade Honda, incluindo automóveis, motociclos e aeronaves, a Honda pretende diminuir ainda mais os custos das baterias através da economia de escala ao serviço de uma mobilidade mais sustentável.
Keiji Otsu, Presidente da Honda R&D Co., Ltd.: “A bateria de estado sólido é uma tecnologia inovadora que vai trazer uma grande mudança nesta Era de eletrificação. Substituindo motores que têm apoiado os avanços dos automóveis até hoje, as baterias serão o fator-chave da eletrificação. Acreditamos que o avanço das baterias será uma força motriz na transformação da Honda. Agora, já temos em vista o início das operações da nossa linha de teste de produção de baterias de estado sólido e podemos dizer que atingimos um importante marco para a Honda e para o Japão. Vamos continuar a aceitar os desafios para lançar produtos de mobilidade equipados com as nossas baterias de estado sólido o mais depressa possível para que a Honda possa oferecer novo valor aos nossos clientes.”