Green Future-AutoMagazine

Hyundai demonstra soluções de mobilidade a hidrogénio

A Hyundai Motor Company demonstrou as suas soluções de mobilidade a hidrogénio no H2 Mobility + Energy Show 2020, na Coreia, que terminou ontem, 3 de Julho.

O concept HDC-6 NEPTUNE, um camião para serviços pesados de Classe 8 movido a hidrogénio, o gerador móvel ‘fuel cell’ e a sua maquete para ecossistema de mobilidade inteligente estiveram em exposição no stand da marca.

O primeiro H2 Mobility + Energy Show ofereceu uma visão abrangente do ecossistema da indústria global de hidrogénio, desde a produção e armazenamento, ao transporte e mobilidade. A Hyundai procurou criar oportunidades de negócio na área dos sistemas ‘fuel cell’, fortalecendo a posição de liderança da marca na mobilidade a hidrogénio.


Este evento marca a estreia do HDC-6 NEPTUNE na Coreia, o camião elétrico da Hyundai movido a hidrogénio que foi apresentado no North American Commercial Vehicle Show em outubro. A Hyundai planeia expandir a sua liderança na mobilidade a hidrogénio para o mercado dos veículos comerciais com o HDC-6 NEPTUNE, que incorpora a visão da marca para um camião com zero emissões movido a hidrogénio e liderar na transição de paradigma para veículos comerciais ecológicos.

O HDC-6 NEPTUNE irá, de acordo com a marca coreana, liderar a transição para uma era de veículos comerciais ecológicos. A Hyundai planeia lançar o HDC-6 NEPTUNE daqui a três ou quatro anos, desenvolvendo um sistema ‘fuel cell’ otimizado para camiões de serviços pesados, com maior potência e durabilidade.

A Hyundai apresentou em simultâneo o seu gerador móvel ‘fuel cell’, indiciando a possibilidade de ser utilizado em vários outros setores. Este gerador utiliza duas pilhas ‘fuel cell’, também colocadas no Hyundai NEXO, gerando uma potência máxima de 160 kW, que lhe permite ser utilizado em várias aplicações, como o carregamento de dois VE em simultâneo, ou autocarros elétricos ou camiões. O gerador móvel ‘fuel cell’ está a tornar-se numa alternativa ecológica aos geradores a diesel. 

Na exposição, a Hyundai mostrou também o NEXO, com uma autonomia de 609 quilómetros com uma única carga. Lançado em 2018, o NEXO registou cerca de 5 000 unidades vendidas em 2019, liderando as vendas globais de veículos ‘fuel cell’. 

Finalmente, a marca exibiu ainda a sua maquete de um ecossistema de mobilidade inteligente, com Urban Air Mobility (UAM), Purpose Built Vehicles (PBV) e Hub (Mobility Transit Base), que foram desvendados pela primeira vez no CES 2020. A maquete é uma miniatura que demonstra a visão da Hyundai para a mobilidade do futuro, onde o UAM, PBV e Hub estão integrados. 

A Hyundai planeia incorporar o sistema ‘fuel cell’ no ecossistema de mobilidade inteligente, particularmente para os UAMs. A empresa trabalhará na redução do peso do sistema ‘fuel cell’ enquanto aumenta a potência, de forma a ser utilizado em soluções de mobilidade. Isto permitirá que os sistemas ‘fuel cell’ possam ser utilizados além dos veículos comerciais e de passageiros, nomeadamente em comboios e navios.

A Hyundai colabora com um alargado conjunto de organizações nacionais e globais, tanto do setor público como do setor privado, para estabelecer e vitalizar uma economia global de hidrogénio, fornecendo veículos ‘fuel cell’, construindo mais postos de abastecimento e expandindo a aplicação de ‘fuel cell’ a vários setores. Em Setembro de 2019, a Hyundai associou-se com a Cummins, líder global de motores e geradores, para fornecer sistemas ‘fuel cell’ para o mercado de veículos comerciais da América do Norte. A marca coreana está também em conversações com empresas dos Estados Unidos e da Europa relativamente às aplicações do hidrogénio: a empresa planeia acelerar a sua entrada no mercado europeu de camiões movidos a hidrogénio com o Hyundai XCIENT, através de uma ‘joint venture’ com a empresa suíça H2 Energy, no final deste ano, tendo também assinado um memorando de entendimento com o Departamento de Energia dos Estados Unidos, para inovação na área da tecnologia ‘fuel cell’ e expansão da sua aplicação.

Fonte: Hyundai