Green Future-AutoMagazine

Investigadores de Princeton criam algoritmo que permite aos automóveis ‘ver’ objetos ocultos

Um dos maiores desafios no desenvolvimento de sistemas de condução autónoma é dotar os veículos de capacidade para antecipar o movimento dos outros utilizadores da via pública e atuar de forma segura nas situações em que estes cruzam a rota programada do veículo, o que por vezes acontece de forma súbita.

Os obstáculos – veículos, edifícios, árvores, mobiliário urbano – limitam a ação dos sensores LIDAR e de movimento, sobretudo em ambiente urbano, havendo por isso várias iniciativas para aumentar a quantidade de informação sobre o meio circundante adquirida a cada instante pelo sistema de inteligência artificial que dirige o veículo autónomo.

Uma das soluções mais práticas e económicas é a utilização da antiga e testada tecnologia de radar Doppler. Investigadores da Universidade de Princeton e da Mercedes-Benz anunciaram a criação de um algoritmo de inteligência artificial que permite ao sistema de navegação detetar objetos ocultados por obstáculos, através da análise do ruído residual captado por radares montados no veículo.

“O sistema, facilmente integrável nos veículos atuais, utiliza radar Doppler para emitir ondas que atingem superfícies como edifícios e automóveis estacionados. O sinal de radar atinge a superfície num determinado ângulo, e o seu reflexo ressalta como uma bola que bate na parede de uma mesa de bilhar. O sinal prossegue e atinge os objetos ocultados. Parte desse sinal de radar é refletido de volta para os sensores montados no carro, permitindo ao sistema ver estes objetos e saber se estão em movimento ou estacionários”, de acordo com os autores deste trabalho.

O sistema de navegação autónoma desenvolvido pela Tesla também utiliza a tecnologia de radar, tendo capacidade para emitir um sinal sob o veículo que circula à frente do autónomo, mesmo um camião ou um SUV, de forma a ‘ver’ o movimento do carro imediatamente a seguir e atuar de forma apropriada. A marca norte-americana deverá lançar um novo software de condução autónoma nos próximos meses.