Em Hulme, no sul de Manchester, foi recentemente inaugurada a primeira interseção CYCLOPS (Cycling Optimised Protected Signals), desenhada para minimizar a probabilidade de acidentes envolvendo ciclistas ou peões. É o primeiro cruzamento rodoviário no Reino Unido a adotar este tipo de configuração.
A interseção da Royce Road tem agora uma faixa velocipédica que circunda toda a interseção. Os ciclistas que se aproximam do cruzamento vindos de qualquer uma das quatro vias que ali confluem e desejam virar à direita – recorde-se que, no Reino Unido, os veículos circulam pelo lado esquerdo –, podem fazê-lo protegidos do tráfego e, dependendo da sinalização luminosa, completar a viragem numa única manobra.
Inspirada no modelos holandês, a configuração CYCLOPS foi desenvolvida por dois engenheiros da autoridade regional de transportes da Grande Manchester, Richard Butler e Jonathan Salter, no quadro da Bee Network, o ambicioso plano de promoção implementado área metropolitana para promover as deslocações pedonais e por bicicleta, que prevê a construção de 2 896 km de infraestruturas. Esta primeira interseção CYCLOPS marca o final da primeira fase dos trabalhos, um investimento de cerca de 15 milhões de euros que criou uma via para tráfego pedonal e velocipédico entre Manchester e o subúrbio de Chorlton-cum-Hardy.
De acordo com Butler e Salter, a principal inovação principal é o facto de a via para bicicletas se encontrar no lado exterior das passadeiras para peões, libertando mais espaço para os ciclistas. Assim, qualquer uma das mudanças de direção possíveis na interseção podem ser realizadas utilizando a esta faixa velocipédica exterior.
Segundo os dois engenheiros, “o conceito é sempre o mesmo, mas um dos grandes benefícios desta configuração é a sua incrível versatilidade, podendo ser adaptada a interseções de diferentes tipos e dimensões”. Está prevista a aplicação do conceito CYCLOPS em 30 outras interseções na área da Grande Manchester, e também em Cambridge e em Ottawa, no Canadá.
Para Chris Boardman, comissário na administração da Grande Machester, “atravessar interseções com muito tráfego a pé ou de bicicleta pode ser uma experiência complicada e assustadora, e é frequentemente uma enorme barreira a que as pessoas viajem a pé ou de bicicleta. e terem de ultrapassar algumas destas [interseções] pode fazê-las optar pelo carro. Esta configuração para cruzamentos tornará as viagens mais fáceis e simples para todos aqueles que fazem a sua parte andando a pé ou de bicicleta”.