Green Future-AutoMagazine

ABB fornecerá sistemas de carregamento para os carros Gen3 da Fórmula E

A ABB acaba de anunciar que fornecerá a tecnologia de carregamento para os carros Gen3 do Campeonato do Mundo de Fórmula E, continuando a sua ligação à primeira competição automóvel 100% elétrica, que remonta há quarta temporada.

O acordo foi oficialmente celebrado ontem, 16 de Julho, numa cerimónia virtual, e assinado entre o presidente da ABB Electrification, Tarak Mehta, Daniela Lužanin, chefe de parceria da ABB com a Fórmula E, Alejandro Agag, fundador e presidente da Fórmula E, e Jamie Reigle, diretor executivo da competição. Segue-se ao anúncio, há poucos dias, do fornecedor dos sistemas de baterias para os carros Gen3.

A partir da temporada 9 (2022-2023), com a introdução da terceira geração de carros, os veículos elétricos serão mais leves, mais rápidos e mais eficientes em termos energéticos. Presentemente, a ABB encontra-se a colaborar com os engenheiros da FIA e da Fórmula E nas especificações e requisitos para desenvolver uma solução inovadora e segura de carregamento para os carros Gen3, utilizando unidades de carregamento portáteis com capacidade para fornecer energia a dois carros em simultâneo.

A ABB tem mais de 14 000 carregadores rápidos de corrente contínua instalados em mais de 80 países do mundo. “O Campeonato ABB FIA de Fórmula E é mais do que uma corrida – é o nosso banco de ensaios para tecnologias inovadoras de eletromobilidade, impulsionando o desenvolvimento de veículos elétricos, e contribuindo derradeiramente para um ambiente mais limpo para todos”, afirmou Tarak Mehta.

“Desde que a ABB ingressou como parceira do campeonato de Fórmula E da FIA na quarta temporada, trabalharam em estreita colaboração connosco para desenvolver o campeonato como uma plataforma de testes para levar a tecnologia de corrida para a estrada, promovendo o nosso objetivo fundamental de acelerar a adoção de veículos elétricos para combater as mudanças climáticas.” disse Agag.

Para Jamie Reigle, “A ABB fornecerá uma tecnologia de carregamento crítica que melhorará o nível de corrida e mostrará o potencial de recursos aperfeiçoados de carregamento para veículos elétricos”.

O Campeonato ABB FIA de Fórmula E, atualmente liderado pelo português António Félix da Costa, regressará a partir do dia 5 de Agosto, para seis corridas no aeroporto de Berlim-Tempelhof.