Green Future-AutoMagazine

Maserati lança o seu primeiro eletrificado

A Maserati acaba de lançar o Ghibli Hybrid, o primeiro modelo eletrificado da marca italiana.

O Ghibli Hybrid é o primeiro passo de um plano que visa a eletrificação de todos os novos modelos da Maserati. Os primeiros carros totalmente elétricos da marca serão os novos GranTurismo e GranCabrio, com lançamento previsto para 2021.

De acordo com a marca, “a escolha de introduzir a tecnologia híbrida no sedan Ghibli não é coincidência: este modelo, com mais de 100 000 unidades produzidas desde o seu lançamento em 2013, incorpora perfeitamente o DNA do fabricante de Modena”.

Design

Nesta versão híbrida do Ghibli destaca-se a cor azul, escolhida para identificar os carros com tecnologia híbrida da Maserati, estando presente, por exemplo, nas icónicas entradas de ar laterais e nos travões. A cor reaparece dentro do carro, nomeadamente nas costuras dos assentos.

O novo Ghibli Hybrid apresenta também uma nova grelha frontal, com barras redesenhadas para representar um diapasão. Na parte traseira do carro, os conjuntos de luzes foram modificados para adquirirem, segundo a marca, “um perfil semelhante a um bumerangue, inspirado no 3200 GT e no concept car Alfieri”.

Mild Hybrid

Maserati escolheu uma solução híbrida focada principalmente em melhorar o desempenho, ao mesmo tempo que é reduzido o consumo de combustível e as emissões.

O sistema de propulsão combina um motor de combustão interna de 2 litros e 4 cilindros, turbo, com um alternador de 48 V e um e-Booster, suportado por uma bateria. De acordo com a Maserati, esta solução é única neste segmento, sendo a primeira de uma nova geração de sistemas de propulsão, “com o equilíbrio perfeito entre desempenho, eficiência e prazer de condução”.

O Maserati Ghibli Hybrid tem uma potência máxima de 330 cv, e torque de 450 Nm a 1 500 rpm. A velocidade máxima é de de 255 km/h, e acelera dos 0 aos 100 km/h em 5.7 segundos.

Fonte: Maserati