Bremervörde, no estado alemão da Baixa Saxónia, receberá a primeira estação do mundo para abastecimento de hidrogénio em comboios de passageiros. Com uma capacidade de cerca de 1 600 kg por dia, esta será também, nominalmente, uma das maiores estação de abastecimento de hidrogénio do mundo.
Os trabalhos iniciar-se-ão em setembro, e após a sua conclusão, prevista para meados de 2021, esta estação de abastecimento de hidrogénio substituirá a solução móvel atualmente utilizada para reabastecer os Coradia iLint – o primeiro comboio de passageiros do mundo alimentado a célula de combustível – operados pela EVB (Eisenbahnen e Verkehrsbetriebe Elbe-Weser).
Os dois primeiros Coradia iLint, construídos pelo fabricante francês Alstom, começaram a circular na região do noroeste da Alemanha em setembro de 2018, ligando as cidades de Cuxhaven, Bremerhaven, Bremervörde and Buxtehude, tendo terminado com êxito a fase de teste de dezoito meses em fevereiro deste ano.
Com a construção desta estação de abastecimento, operada pela empresa Linde em nome da LNVG (Empresa Pública de Transportes Regionais da Baixa Saxónia), o projeto entra numa nova fase. A partir do início de 2022, os catorze comboios regionais movidos a hidrogénio da EVB poderão ser reabastecidos diariamente, 24 horas por dia. Posteriormente, está prevista a construção de uma central local de produção de hidrogénio por eletrólise.
Com uma autonomia de cerca de 1 000 quilómetros – semelhante aos comboios diesel que vêm substituir – os Coradia iLint podem operar com zero emissões durante um dia inteiro, com apenas um depósito.
“A construção da estação de abastecimento de hidrogénio em Bremervörde criará as bases para a operação em série dos nossos comboios a hidrogénio isentos de emissões na rede Weser-Elbe.”, afirmou Jörg Nikutta, diretor administrativo da Alstom na Alemanha e Áustria.
“Estamos orgulhosos por sermos a primeira empresa ferroviária do mundo com permissão para operar comboios de células de combustível na rede Weser-Elbe. Os passageiros ficaram muito curiosos acerca destes comboios e a sua tecnologia, desde o início. Além do baixo nível de ruído, o comboio a hidrogénio impressiona com as suas emissões zero, especialmente em tempos de alterações climáticas.”, disse Andreas Wagner, signatário da EVB.
O projeto é subsidiado pelo programa nacional de inovação em hidrogénio e tecnologia de células de combustível do Ministério Federal dos Transportes da Alemanha. Outros países europeus, nomeadamente Reino Unido, França, Holanda, Dinamarca, Noruega e Itália, também já demonstraram interesse em comboios movidos a hidrogénio.