Green Future-AutoMagazine

Viena ‘nacionaliza’ rede de bike sharing

A Wiener Linien, autoridade municipal de transportes de Viena, irá assumir em breve a gestão do sistema de bicicletas comunitárias da cidade, depois do operador privado que o explorava ter encerrado cerca de metade das 121 estações de partilha.

O programa Citybike, lançado em 2003, tem mais de 500 000 utilizadores registados. Em 2019 foi usado para mais de 10 milhões de viagens. O aluguer das bicicletas é gratuito na primeira hora, e este tipo de utilização representa cerca de 95% do total.

A empresa de publicidade exterior Gewista, que operava a rede Citybike, afirmou que o fazia já em situação de défice financeiro, apenas agravada pela pandemia de COVID-19. Em julho, a Gewista anunciou que as negociações com o município sobre a concessão de subsídios à exploração haviam sido terminadas sem acordo, motivando o encerramento de 61 estações, localizadas maioritariamente no centro de Viena.

Michael Ludwig, presidente da capital austríaca, ordenou assim à Wiener Linien que assumisse a gestão da rede Citybike, de forma a averter a ameaça do encerramento definitivo do sistema: “Como prestador de serviços de mobilidade pública da cidade de Viena, ordenei que a Wiener Linien restaurasse a operação de toda a rede Citybike, o mais rapidamente possível, no interesse dos vienenses”.

As 61 estações encerradas serão reabertas assim que os detalhes legais do contrato, que terá duração mínima de dez anos, estiverem finalizados. Em comunicado, a Wiener Linien anunciou também a expansão da rede, com a construção de novas estações, como parte do esforço para tornar o sistema de partilha de bicicletas mais conveniente para os residentes e visitantes da cidade de Viena, sobretudo em viagens last-mile.

Este é mais um exemplo de como a pandemia de COVID-19 tornou este tipo de serviços de micromobilidade uma parte crucial dos sistemas de mobilidade urbana. Sendo frequentemente deficitários do ponto de vista financeiro, tornando-os pouco atrativos para operadores privados, a importância destes sistemas é reconhecida, sendo relativamente fácil para os decisores políticos justificarem as ações desta natureza que permitem assegurar a manutenção destes serviços.

Imagem: Gewista